Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33231
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BrunaBrantsDeAlencar_tcc.pdf503,73 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorJacobson, Tamiel Khan Baiocchi-
dc.contributor.authorAlencar, Bruna Brants de-
dc.identifier.citationALENCAR, Bruna Brants de. Mudanças climáticas globais: a concepção de um grupo de professores de Ciências Naturais do ensino básico de escolas públicas do Distrito Federal. 2021. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA compreensão da relação da humanidade com o processo de mudanças climáticas, em escala local e global, deve ser considerada desde as etapas iniciais do ensino fundamental, sendo primordial para compreensão e atenuação dos impactos humanos no meio ambiente e sua influência nos processos de mudanças climáticas globais. O presente estudo analisou a presença da abordagem e do ensino do tema “Mudanças climáticas globais” na educação do ensino fundamental e médio em escolas do Distrito Federal, sua relação com o entendimento do processo de mudanças climáticas e com a sociedade. Também foi investigado se os professores de ensino de ciências consideram que há, de fato, um fenômeno de mudança climática global antropogênica, ou se este é um fenômeno natural. Para isto foram realizados questionários, com 14 profissionais que atuam como professores de ciências naturais nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, considerando escala local (regiões do entorno de Brasília). Com base nas respostas, percebeu-se a importância da formação continuada dos professores, na área do conhecimento sobre educação ambiental, visto que alguns participantes não possuíam ampla compreensão sobre os processos de mudanças climáticas globais e sua relação com ações humanas, desconhecendo e não utilizando informações oriundas de artigos científicos ou fontes fidedignas sobre o tema.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMudanças climáticaspt_BR
dc.subject.keywordProfessores de ciênciapt_BR
dc.subject.keywordCiências Naturaispt_BR
dc.titleMudanças climáticas globais : a concepção de um grupo de professores de Ciências Naturais do ensino básico de escolas públicas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-31T13:43:55Z-
dc.date.available2023-01-31T13:43:55Z-
dc.date.submitted2021-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33231-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The understanding of humanity's relationship with the climate change process, on a local and global measure, must be considered from the early stages of elementary education, being essential for understanding and mitigating human impacts on the environment and its influence on global climate change processes. This article analyzed the approach and teaching of the theme “Global climate changes” at Federal District’s elementary schools, its relationship with the knowledge of the climate change process and with society. It was also investigated whether science teachers consider that there is, in fact, a phenomenon of anthropogenic global climate change, or whether this is a natural phenomenon. For this article, interviews were conducted with fourteen teachers who act as natural science teachers in the final year of elementary and high school, considering a local scale (surroundings of Brasília). Based on questions asked, the value of the continuing education of teachers in the area of knowledge about environmental education is examined, as some participants did not have deep understanding and are unaware of trustable articles or sources.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.