Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33213
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_WanessaBarrosColli_tcc.pdf307,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Manual do mundo” e o ensino de Ciências para os anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Colli, Wanessa Barros
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Recursos audiovisuais
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 30-Jan-2023
Referência: COLLI, Wanessa Barros. “Manual do mundo” e o ensino de Ciências para os anos finais do ensino fundamental. [2020]. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, [2020].
Resumo: O conhecimento científico vem sendo desenvolvido há muito tempo das mais diversas formas, sendo a experimentação uma ferramenta que pode ser usada nesse processo. A prática experimental se insere em muitos contextos, como no ensino de ciências, visto que,pode ser usada como ferramenta pedagógica capaz de gerar diversas contribuições. Esta pesquisa teve como objetivo analisar vídeos com abordagem experimental do canal "Manual do Mundo", a fim de criar uma seleção que possa orientar sua utilização no ensinode ciências dos anos finais do ensino fundamental. Os vídeos foram analisados segundo a análise de conteúdo de Bardin, para isso, foi consultada a Base Nacional Comum Curricular para relacionar os conteúdos dos vídeos com os objetos de conhecimento. Nessapesquisa foram utilizadas unidades de contexto, e as unidades de análise identificadas foram os conteúdos científicos. Observou-se que dos 62 vídeos analisados, 51 deles podem ser utilizados como ferramenta de auxílio pedagógico no ensino de ciências, eles foram divididos em 16 subcategorias distribuídas entre os anos finais do ensino fundamental. Alguns vídeos se enquadram em mais de uma subcategoria, e é variável a quantidade de vídeos que podem ser trabalhados em cada ano. A utilização desse recurso permite a aproximação dos estudantes com a experimentação, e se mostra como uma forma alternativa aos professores para o uso de atividades experimentais no ensino remoto, ocasionado pela pandemia da COVID-19, e até mesmo posteriormente, em situações em que não são favoráveis a realização dessas práticas.
Abstract: Scientific knowledge has been developed for a long time in the most diverse ways, being experimentation a tool that can be used in this process. Experimental practice is inserted in many contexts, such as in science teaching, since it can be used as a pedagogical tool capable of generating diverse contributions. This research aimed to analyze videos with an experimental approach of the "Manual of the World" channel, in order to create a selection that could guide its use in science teaching in the final years of elementary school. The videos were analyzed according to Bardin's analysis of content. For that, the Common National Curricular Base was consulted in order to relate the contents of the videos to the objects of knowledge. In this research context units were used, and the analysis units identified were the scientific contents. It was observed that of the 62 videos analyzed, 51 of them can be used as a pedagogical aid tool in science teaching, they were divided into 16 sub-categories distributed among the final years of elementary school. Some videos fall into more than one subcategory, and the amount of videos that can be worked on each year varies. The use of this resource allows students to approach experimentation, and shows itself as an alternative way for teachers to use experimental activities in remote teaching, caused by the covid-19 pandemic, and even later, in situations where they are not favorable to these practices.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, [2020].
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.