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Título: Educação ambiental nas políticas de currículo : dos parâmetros curriculares nacionais à Base Nacional Comum Curricular
Autor(es): Batista, Vanessa Alves
Orientador(es): Santos, André Vitor Fernandes dos
Assunto: Educação ambiental
Meio ambiente
Currículo escolar
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 30-Jan-2023
Referência: BATISTA, Vanessa Alves. Educação ambiental nas políticas de currículo: dos parâmetros curriculares nacionais à Base Nacional Comum Curricular. 2020. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Dado a iminência da preocupação com a temática ambiental, é necessário refletir criticamente sobre a Educação Ambiental e o Meio Ambiente, dessa forma, este trabalho tem por objetivo analisar comparativamente os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular em dois momentos –década de 1990 e 2010 -, focalizando o histórico brasileiro acerca da Educação Ambiental, bem como da tradução das políticas públicas nas políticas de currículo. Assim, mobilizando aspectos da transversalidade e interdisciplinaridade do tema aqui proposto diante da relação intrínseca da complexidade dos sistemas sociais e da integração aos pilares da sociedade em constante mudança, perpassamos também por elementos do campo jurídico. Concluímos a educação ambiental foi sendo secundarizada, no sentido que houve perda de espaço para a discussão, e isso é possível notar quando encontramos pouca menção nos textos introdutórios e poucas habilidades relacionadas ao tema, inclusive quanto à sua distribuição, concentrando-se nas disciplinas de ciências e de geografia.
Abstract: Given the imminence of concern with environmental issues, it is necessary to reflect critically on Environmental Education and the Environment, therefore, this work aims to comparatively analyze the National Curriculum Parameters and the Common National Curriculum Base in two moments -the 1990s and 2010 -focusing on the Brazilian history of Environmental Education, as well as the translation of public policies into curriculum policies. Thus, mobilizing aspects of transversality and interdisciplinarity of the theme proposed here in face of the intrinsic relationship of the complexity of social systems and integration to the pillars of society in constant change, we also go through elements of the legal field. We have concluded that environmental education has been secondary, in the sense that there has been a loss of space for discussion, and this can be noticed when we find little mention in the introductory texts and few skills related to the theme, including its distribution, focusing on the disciplines of science and geography.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2020.
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