Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33205
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnnaCarolinaDaSilvaGoes_tcc.pdf759,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Marketing digital na pandemia : um estudo de caso sobre a transformação que o uso das mídias sociais trouxe para a Pastoral da Comunicação durante o período
Autor(es): Góis, Anna Carolina da Silva
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Marketing digital
Pandemia
Igreja Católica
Mídia social
Data de apresentação: 21-Set-2022
Data de publicação: 30-Jan-2023
Referência: GÓIS, Anna Carolina da Silva. Marketing digital na pandemia: um estudo de caso sobre a transformação que o uso das mídias sociais trouxe para a Pastoral da Comunicação durante o período. 2022. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como temática o marketing digital e sua influência em organizações religiosas durante a pandemia. O objetivo foi realizar uma análise sobre o impacto da pandemia em relação à aplicação de ferramentas do marketing digital no contexto de organizações religiosas, descrevendo o que aconteceu no período e as melhorias trazidas nele. A escolha pelo assunto se justifica pela necessidade de uso das mídias por parte de empresas, dos mais diversos nichos e formatos, que se tornará cada vez mais necessário, uma vez que, com a revolução trazida pela internet, as organizações precisarão buscar serem vistas e lembradas cada vez mais. Em relação a metodologia, apresenta-se como uma pesquisa do tipo descritiva-explicativa, usando uma abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um formulário online com 13 questões, sendo 12 abertas e uma de múltipla escolha. Dentre os resultados, observou-se que as igrejas precisaram mudar sua forma de executar suas atividades eclesiais para cumprir com as determinações de distanciamento social, precisando assim migrar seus encontros e comunicação com os fiéis para os meios digitais, e contando com a pastoral da comunicação para isso. Na organização escolhida para análise, localizada no Gama-DF, as ferramentas mais utilizadas foram o youtube, sites de edição de imagens e vídeos e as redes sociais Instagram, Whatsapp e Facebook. Como conclusão, foi percebido que por mais que o marketing digital e a sua aplicação estejam presentes em todos os formatos de organização, dentro das igrejas e pela PASCOM (Pastoral da Comunicação) esse uso não é feito de maneira tão estratégica, o que limita as possibilidades de uso e presença nas redes pelas paróquias. Como sugestão para trabalhos futuros, propõe-se uma análise mais aprofundada através de uma coleta de dados mais ampla, considerando mais organizações que contemplem a pastoral da comunicação. Além disso, também cabe uma investigação acerca da temática marketing digital e como sua forma de execução e aplicação recebeu novas atribuições conforme o que foi difundido sobre o tema a grande massa durante a pandemia, sendo explorado de maneira efetiva nas redes sociais como o instagram, por exemplo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.