Título: | Marketing digital na pandemia : um estudo de caso sobre a transformação que o uso das mídias sociais trouxe para a Pastoral da Comunicação durante o período |
Autor(es): | Góis, Anna Carolina da Silva |
Orientador(es): | Lesses, Olinda Maria Gomes |
Assunto: | Marketing digital Pandemia Igreja Católica Mídia social |
Data de apresentação: | 21-Set-2022 |
Data de publicação: | 30-Jan-2023 |
Referência: | GÓIS, Anna Carolina da Silva. Marketing digital na pandemia: um estudo de caso sobre a transformação que o uso das mídias sociais trouxe para a Pastoral da Comunicação durante o período. 2022. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa tem como temática o marketing digital e sua influência em
organizações religiosas durante a pandemia. O objetivo foi realizar uma análise sobre o
impacto da pandemia em relação à aplicação de ferramentas do marketing digital no contexto
de organizações religiosas, descrevendo o que aconteceu no período e as melhorias trazidas
nele. A escolha pelo assunto se justifica pela necessidade de uso das mídias por parte de
empresas, dos mais diversos nichos e formatos, que se tornará cada vez mais necessário, uma
vez que, com a revolução trazida pela internet, as organizações precisarão buscar serem vistas
e lembradas cada vez mais. Em relação a metodologia, apresenta-se como uma pesquisa do
tipo descritiva-explicativa, usando uma abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu
através da aplicação de um formulário online com 13 questões, sendo 12 abertas e uma de
múltipla escolha. Dentre os resultados, observou-se que as igrejas precisaram mudar sua
forma de executar suas atividades eclesiais para cumprir com as determinações de
distanciamento social, precisando assim migrar seus encontros e comunicação com os fiéis
para os meios digitais, e contando com a pastoral da comunicação para isso. Na organização
escolhida para análise, localizada no Gama-DF, as ferramentas mais utilizadas foram o
youtube, sites de edição de imagens e vídeos e as redes sociais Instagram, Whatsapp e
Facebook. Como conclusão, foi percebido que por mais que o marketing digital e a sua
aplicação estejam presentes em todos os formatos de organização, dentro das igrejas e pela
PASCOM (Pastoral da Comunicação) esse uso não é feito de maneira tão estratégica, o que
limita as possibilidades de uso e presença nas redes pelas paróquias. Como sugestão para
trabalhos futuros, propõe-se uma análise mais aprofundada através de uma coleta de dados
mais ampla, considerando mais organizações que contemplem a pastoral da comunicação.
Além disso, também cabe uma investigação acerca da temática marketing digital e como sua
forma de execução e aplicação recebeu novas atribuições conforme o que foi difundido sobre
o tema a grande massa durante a pandemia, sendo explorado de maneira efetiva nas redes
sociais como o instagram, por exemplo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. |
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