Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lesses, Olinda Maria Gomes | - |
dc.contributor.author | Pimenta, André Prado | - |
dc.identifier.citation | PIMENTA, André Prado. Importância da tecnologia da informação para a administração de pequenas empresas: um estudo de caso sobre a empresa XPTO. 2022. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consistiu em um estudo de caso sobre a empresa XPTO no que tange
a importância da tecnologia da informação em pequenas empresas para o auxílio da
gestão operacional. O presente trabalho teve como objetivo identificar o perfil da
tecnologia da informação que é utilizada pela empresa XPTO, e também buscar
entender como a empresa usa as ferramentas de TI para auxiliar a sua gestão,
analisando assim o impacto organizacional que a TI traz para a empresa estudada.
Para tanto, a opção metodológica foi o levantamento documental e bibliográfico,
além de realização de entrevista semi-estruturada de caráter aberto. Por fim, como
resultado foi visto que a empresa XPTO necessita da tecnologia para o completo
funcionamento da empresa, devido ao regime Home Office, além de possuir um
perfil de tecnologia da informação atrelado a atividades de apoio. Como resultado foi
visto que a empresa XPTO a usa as ferramentas de TI como fonte principal de
negócio, visto que a empresa trabalha em ambiente remoto (home office), além de
fazer uso de softwares online, ferramentas de pacote Office para auxiliar na
realização de tarefas. Por fim, pontuamos que a TI não traz impacto organizacional
para a empresa apesar de estarem ligadas as atividades fins da empresa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Micro e pequenas empresas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de empresas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empresas - desempenho | pt_BR |
dc.title | Importância da tecnologia da informação para a administração de pequenas empresas : um estudo de caso sobre a empresa XPTO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T12:57:38Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T12:57:38Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33204 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work consisted of a case study about XPTO company regarding the importance
of information technology in small companies to help operational management. The
objective of the present work was to identify the profile of the information technology
used by XPTO, and also to understand how the company uses IT tools to help its
management, thus analyzing the organizational impact that IT brings to the company
studied. For this, the methodological option was the documental and bibliographical
survey, as well as an open-ended semi-structured interview. Finally, as a result, it
was seen that XPTO needs technology for the complete functioning of the company,
due to the Home Office regime, besides having an information technology profile
linked to support activities. As a result, XPTO uses IT tools as its main business
source, since the company works in a remote environment (home office) and uses
online software and Office package tools to help the accomplishment of its tasks.
Finally, we point out that IT does not bring organizational impact to the company
despite the fact that they are linked to the final activities of the company. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|