Título: | Trabalho pedagógico e inclusão escolar : contribuições da prática docente para a inclusão do aluno com necessidade educacional especial em turma regular |
Autor(es): | Anjos, Noélia Martins dos |
Orientador(es): | Silva, Geane de Jesus |
Assunto: | Inclusão escolar Estudantes com necessidades educativas especiais Professores de educação especial - formação Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 18-Abr-2012 |
Referência: | ANJOS, Noélia Martins dos. Trabalho pedagógico e inclusão escolar: contribuições da prática docente para a inclusão do aluno com necessidade educacional especial em turma regular. 2011. 78 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Esse trabalho de pesquisa, intitulado Trabalho Pedagógico e Inclusão Escolar:contribuições da prática docente para a inclusão do aluno com necessidade educacional especial em turma regular, busca analisar as contribuições do trabalho docente aos alunos com necessidades educacionais especiais matriculados em turmas do ensino regular, tendo em vista as concepções de ensino e de aprendizagem que embasam o trabalho do grupo pesquisado, bem como aspectos voltados para a formação, relação entre o discurso e a prática e ainda contribuições efetivas no que se refere à aprendizagem escolar. A metodologia de pesquisa que norteou a coleta e análises dos dados foi a qualitativa, em que foram obtidos resultados que revelaram a existência de contribuições de natureza generalizada do fazer docente ao aluno com deficiência no ensino regular e entretanto, faz-se necessário uma reflexão acerca das concepções de ensino e de aprendizagem, mostraram-se ainda distantes dos ideais de uma educação inclusiva, sendo ressaltadas também imprecisões no processo de formação continuada e divergências quanto ao discurso e práticas apresentadas. Com referência às contribuições próprias da aprendizagem escolar foi observado que estas não se configuram ainda entre as prioridades do grupo participante, o que leva à conclusão de que devem ser tomadas medidas para que esse pensamento sofra modificações, sendo que, estas passarão necessariamente pela mudança das concepções que embasam o processo de ensino e de aprendizagem e por maior consistência na formação continuada, levando a uma prática que contemple a aprendizagem escolar como um direito a ser consolidado entre alunos que já enfrentam outras situações de exclusão. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3320 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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