Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nunes, Alia Maria Barrios González | - |
dc.contributor.author | Guidoni, Cassia | - |
dc.identifier.citation | GUIDONI, Cassia. Inclusão escolar de alunos em situação de risco social: desafios e possibilidades. 2011. 42 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Crianças com grande dificuldade para se adequar ao ambiente escolar, que não se apropriam do mínimo conhecimento oferecido pela escola, com grande dificuldade de manter a concentração em sala de aula, passam vários anos em uma mesma série, vivem em situação de vulnerabilidade social. As dificuldades e a incapacidade de se adaptar ao ambiente escolar aumentam a vulnerabilidade da criança. Essas questões desafiam a escola a buscar alternativas e projetos que viabilizem a inclusão ao ambiente e aos conteúdos escolares. Professores sem formação adequada são desafiados cotidianamente a buscar alternativas que incluam essas crianças no contexto escolar e da sala de aula, mas nem sempre conseguem. A inclusão vinda de cima para baixo faz com que o professor inclua sem ter a formação adequada para isso. O histórico de exclusão social faz com que as famílias não acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Todos esses fatores sobrecarregam a escola com situações que estão além de sua resolução. A falta de políticas públicas que juntamente com a escola e a família minimizem essas questões e possibilitem a real inclusão da criança no contexto escolar e da sala de aula, viabilizando a aquisição de conhecimento que é o objetivo principal ao frequentar uma escola. Este trabalho procurou estudar os desafios e as possibilidades de inclusão escolar dos alunos em situação de risco social e dificuldade de aprendizagem. Foram realizadas entrevistas com os profissionais da escola, onde ficou ressaltada a necessidade urgente de formação em inclusão escolar, e com isso possibilitar o desenvolvimento cultural e social desses alunos, respeitando suas diferenças e atendendo as suas necessidades. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.subject.keyword | Distúrbios da aprendizagem | en |
dc.subject.keyword | Inclusão social | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.title | Inclusão escolar de alunos em situação de risco social : desafios e possibilidades | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-04-18T12:01:31Z | - |
dc.date.available | 2012-04-18T12:01:31Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-18T12:01:31Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3319 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3319 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|