Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33199
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BrunaStammDeBarrosBarreto_tcc.pdf2,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Liderança influencia a qualidade de vida no contexto do teletrabalho no serviço público? : o papel mediador das práticas de gestão de pessoas
Autor(es): Barreto, Bruna Stamm de Barros
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Teletrabalho
Gestão de pessoas
Qualidade de vida no trabalho
Liderança
Data de apresentação: 9-Set-2022
Data de publicação: 30-Jan-2023
Referência: BARRETO, Bruna Stamm de Barros. Liderança influencia a qualidade de vida no contexto do teletrabalho no serviço público?: o papel mediador das práticas de gestão de pessoas. 2022. 144 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O teletrabalho caracteriza uma modalidade cada vez mais difundida no setor público, e sua adoção foi acelerada pela pandemia da Covid-19. A implementação desse novo arranjo de trabalho em organizações públicas instiga o desenvolvimento de pesquisas para compreender os principais desafios, benefícios e percepções acerca do trabalho virtual. Há uma lacuna na literatura no que tange à relação entre liderança, práticas de gestão de pessoas (GP) e qualidade de vida no teletrabalho (QVTe), e a nova conjuntura desperta a necessidade de investigar como os estilos de liderança e as práticas de GP impactam a QVTe de servidores públicos. Assim, o principal objetivo deste estudo é verificar se as práticas de GP podem ser mediadoras da relação entre liderança e QVTe. Para atingir maior embasamento teórico, foram realizadas revisões sistemáticas da literatura internacional, com análises bibliométricas, para as três variáveis de pesquisa. O estudo é descritivo e explicativo, de natureza quantitativa, sendo a amostra composta por servidores públicos que atuam ou atuaram no teletrabalho. Os resultados comprovaram a mediação parcial das práticas de GP para um dos fatores de QVTe, o contexto do teletrabalho. Este estudo contribui para a literatura ao relacionar as três variáveis, preenchendo a lacuna previamente identificada e trazendo insights para os gestores públicos no sentido de proporcionar maior qualidade de vida no teletrabalho, a partir da liderança e de práticas de gestão de pessoas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.