Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33195
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LauraPereiraSalvino_tcc.pdf888,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização de quelantes de fósforo em pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise : uma revisão narrativa
Autor(es): Salvino, Laura Pereira
Orientador(es): Baia, Leandro da Cunha
Assunto: Doença renal crônica
Hiperfosfatemia
Quelantes naturais
Dietoterapia
Data de apresentação: 29-Abr-2022
Data de publicação: 28-Jan-2023
Referência: SALVINO, Laura Pereira. Utilização de quelantes de fósforo em pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise: uma revisão narrativa. 2022. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: INTRODUÇÃO: a Doença Renal Crônica é um problema de saúde pública tratada preferencialmente com a hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde. Para o quadro de hiperfosfatemia, usualmente encontrado durante essa terapia substitutiva, o uso de quelantes como forma de terapia é o mais utilizado. OBJETIVOS: entender a importância do tratamento dietético para o manejo da hiperfosfatemia em pacientes com DRC em tratamento hemodiálítico, bem como as diferenças entre os tipos de quelantes de fósforo e a possibilidade do uso de alimentos ricos em cálcio como quelantes naturais de fósforo. METODOLOGIA: é uma revisão narrativa com a utilização de repositórios e periódicos nacionais e internacionais, como PUBMED, SCIELO BRASIL e o Jornal Brasileiro de Nefrologia, utilizando palavras-chave como: phosphate-binder, hyperphosphatemia in hemodialysis e intervenção nutricional. RESULTADOS E DISCUSSÃO: a utilização dos quelantes de fósforo geram grandes repercussões econômicas, tanto para o indivíduo e sua família quanto para o sistema de saúde, logo, o uso de quelantes não-farmacológicos e um maior conhecimento sobre a importância da restrição alimentar do fósforo devem ser mais difundidas. Observa-se que as principais características para um quelante são sua afinidade com o fósforo, baixa solubilidade, absorção intestinal e não apresentar toxicidade, além de ser necessário avaliar a calcemia. CONCLUSÃO: nota-se que mesmo que ainda haja necessidade de uso de medicamentos quelantes de fósforo para pacientes em hemodiálise, com a orientação nutricional e intervenções dietoterápicas, seu uso pode ser reduzido, o que auxilia em cortes de custos e menores riscos desenvolvidos durante o tratamento. Por fim, destaca-se a importância de mais estudos que avaliem a eficácia da utilização de alimentos ricos em cálcio como quelantes naturais de fósforo e o uso de calcimiméticos como terapia auxiliar, de forma a permitir menor uso de medicamentos por dia para os pacientes em hemodiálise.
Abstract: INTRODUCTION: Chronic Kidney Disease is a public health problem treated preferentially with hemodialysis by the Unified Health System. For the condition of hyperphosphatemia, usually found during this substitutive therapy, the use of chelators as a form of therapy is the most used. OBJECTIVES: to understand the importance of dietary treatment for the management of hyperphosphatemia in patients with CKD on hemodialysis, as well as the differences between the types of phosphorus binders and the possibility of using calcium-rich foods as natural phosphorus binders. METHODOLOGY: this is a narrative review using national and international repositories and joumals, such as PUBMED, SCIELO BRASIL and the Brazilian Journal of Nephrology, using keywords such as: phosphate-binder, hyperphosphatemia in hemodialysis and nutritional intervention. RESULTS AND DISCUSSION: the use of phosphorus binders generates great economic repercussions, both for the individual and his family and for the health system, therefore, the use of non-pharmacological binders and greater knowledge about the importance of dietary phosphorus restriction should be more widespread. It is observed that the main characteristics for a chelator are its affmity with phosphorus, low solubility, intestinal absorption and no toxicity, in addition to the need to evaluate the calcemia. CONCLUSION: it is noted that even if there is still a need to use phosphorus chelating drugs for hemodialysis patients, with nutritional guidance and diet therapy interventions, their use can be reduced, which helps to cut costs and lower risks developed during the treatment. Finally, we highlight the importance of further studies that evaluate the effectiveness of using foods rich in calcium as natural phosphorus chelators and the use of calcimimetics as an auxiliary therapy, in order to allow less use of drugs per day for patients in hemodialysis.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.