Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Brito, Paulo Eduardo de | - |
dc.contributor.author | Lima, Leonardo Ramos de | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Leonardo Ramos de. A perspectiva humana do som musical em relação a sua sensação. 2020. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A música afeta os sentidos físicos, psicológicos, intelectuais, emocionais e entre outras áreas do ser humano. Ela tem grande peso a ponto de impactar sociedade de forma direta e também indireta no seu cotidiano. Assim, o projeto busca em cada ser humano explorar o seu lado individual e aprender com a percepção subjetiva de cada um, coletando seus sentimentos a respeito das várias faixas de música tocadas com apenas 5segundos.Com isso, recebendo a percepção das pessoas em relação a determinados sons musicais e achando relações coletivas em suas respostas, dentro de uma lista de 28 sentimentos pré-listados. A experiência prossegue mesmo coma individualidade de cada um, com ou sem conhecimento da teoria musical, agregando assuas experiências vivenciadas e guardadas em memórias. Para a analise utilizou-se de um formulário online contendo 50 faixas de músicas e trilhas sonoras, totalizando 90 entrevistados. Assim conseguiu-se provocar diversas sensações inclusas nos comentários, apesar de não diferenciar as emoções percebidas das emoções sentidas. Reafirmou-se os estudos que indicavam a forte influência da cultura e dos gostos/gêneros musicais na percepção das pessoas sobre os sentimentos aflorados. O artigo é uma ponte para pesquisas futuras, pois acredita-se no potencial que ele pode proporcionar para vários ambientes como o escolar, especialmente na aplicação de música instrumental dentro e fora de sala de aula com o recurso didático para tranquilizar ou agitar os educandos em cada situação necessária. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emoções | pt_BR |
dc.title | A perspectiva humana do som musical em relação a sua sensação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-28T13:46:27Z | - |
dc.date.available | 2023-01-28T13:46:27Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33193 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Music affects the physical, psychological, intellectual, emotional senses and among other areas of the human being. It has great weight to the point of impacting society directly and also indirectly in their daily lives. Thus, the project seeks in each human being to explore their individual side and learn from the subjective perception of each one, collecting their feelings about the various music tracks played in just 5 seconds. Thus, receiving people's perception of certain musical sounds and finding collective relationships in their responses, within a list of 28 pre-listed feelings. The experience continues even with the individuality of each one, with or without knowledge of musical theory, adding their experiences and kept in memories.For the analysis, an on-line form containing 50 music tracks and soundtracks was used, totaling 90 respondents. Thus it was possible to provoke several sensations included in the comments, despite not differentiating the perceived emotions from the felt emotions. The studies that indicated the strong influence of culture and musical tastes / genres on people's perception of the feelings raised were reaffirmed. The articleis a bridge for future rese-arch, as it is believed in the potential that it can provide for various environments such as school, especially in the application of instrumental music inside and outside the classroom as a didactic resource to reassure or stir students. in every necessary situation. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|