Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33180
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RafaelaBastosSouza_tcc.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Candomblé e eco espiritualidade : convergências entre o sagrado e a natureza
Autor(es): Souza, Rafaela Bastos
Orientador(es): Layrargues, Philippe Pomier
Assunto: Educação ambiental
Decolonialidade
Candomblé
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 25-Jan-2023
Referência: SOUZA, Rafaela Bastos. Candomblé e eco espiritualidade: convergências entre o sagrado e a natureza. 2019. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) – Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: Questões culturais e religiosas podem influenciar diretamente na relação do ser humano com a Natureza. Podemos falar de religiões afro-brasileiras assim como o Candomblé, que foi fundamentada entre os anos de 1788 a 1830,por três mulheres: Iyá Detá, Iyá Kalá, Iyá Nassô, juntamente com os babalawos Babá Assiká e Bangboshê Obitikô. Foi daí que surgiu um dos primeiros Terreiros de Candomblé na Bahia, o Ilê Asé Airá Intilé ou como ficou muito conhecido, Candomblé da Barroquinha, que localizava-se em Salvador. Do Ilê Asé Airá Intil é, surgiram três Casas: Casa Branca do Engenho Velho, Gantois e Ilê Axé Opô Afonjá, as quais existem até os dias de hoje. O Candomblé é uma religião de resistência e que possui uma relação direta com a Natureza, por cultuar os Orixás, que são entendidos como manifestações da Natureza. Considerando que o Orixá é vivo, por ser presente no meio natural, e que a sua preservação é muito importante para os praticantes e adeptos da religião, o presente trabalho analisou se o Candomblé pode ser uma religião que tem uma visão natural e intrinsecamente ecológica, que respeita e cuida do meio natural, por conta de sua relação com os Orixás. A problemática da pesquisa gira em torno da análise do Candomblé pela perspectiva conceitual da eco espiritualidade. O trabalho foi realizado através de visitas a quatro Casas de Candomblé, que se localizam no Distrito Federal: Ilê Axé Oxum Opô Oyá Onira, Ilê Odé Axé Opô Inle, Ilê Afonjá Axé Opô Inle e o Ilê Axé Omo Omi Didara; foram realizadas entrevistas durante os meses de outubro de 2019 a agosto de 2020. Identificou-se como essa relação acontece dentro das Casas de Candomblé; como os Pai e as Mães de Santo conduzem a temática da relação entre o Sagrado, a Natureza e o Feminino para os Filhos de Santo, e como esse assunto é tratado e praticado de fato.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.