Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33179
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MatheusFigueiredoBastosDeSouza_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O podcast e o estímulo à mobilização coletiva pela defesa do cerrado : um material didático diferenciado para a educação ambiental informal
Autor(es): Souza, Matheus Figueiredo Bastos de
Orientador(es): Layrargues, Philippe Pomier
Assunto: Educação ambiental
Meio ambiente
Educomunicação
Data de apresentação: 5-Dez-2019
Data de publicação: 25-Jan-2023
Referência: SOUZA, Matheus Figueiredo Bastos de. O podcast e o estímulo à mobilização coletiva pela defesa do cerrado: um material didático diferenciado para a educação ambiental informal. 2019. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) – Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: Apesar de no Plano Curricular Nacional (PCN), a Educação Ambiental ser tema transversal, sua propagação não é contemplada pelos parâmetros educacionais tradicionais. Muitas dessas defasagens aplicam-se ao próprio Cerrado, não só há poucas informações nos livros didáticos, voltados a aspectos ecológicos e de produção agrícola, como também não há muita representatividade nas mídias sociais. Uma forma de suplementar esses conhecimentos é abordar diferentes óticas sobre o bioma por meio da educação prática afim de incentivar o sentimento de pertencimento e o pensamento crítico das pessoas que nele vivem. O presente trabalho tem como objetivo principal a criação do Ser rado Cast, como alternativa de instrumento de educação ambiental informal e gratuita, impactando a realidade ambiental da sociedade. De forma a cumprir esse objetivo, o presente trabalho visa realizar um levantamento do histórico da “Comunicação Ambiental”. O Ser rado Cast foi moldado utilizando os princípios da Educomunicação e da Educação Ambiental Crítica afim de capacitar e engajar sujeitos ecológicos de forma a incentivar a criação de coletivos ecológicos que atuem na modificação da realidade de suas comunidades. Por meio dessa modelagem, o Ser rado Cast é resultado da criação de material pedagógico inovador sobre a temática do Cerrado abordando o Bioma sobre diferentes óticas e incentivando os coletivos ecológicos na disseminação e resolução dos conflitos ambientais que ocorrem dentro das suas comunidades.
Abstract: Although in the National Curriculum Plan (PCN), Environmental Education is a cross-cutting theme, its propagation is not contemplated by traditional educational parameters. Many of these lags apply to the Cerrado itself, not only is there little information in textbooks, aimed at ecological and agricultural production aspects, but there is also not much representativeness on social media. One way to supplement this knowledge is to approach different perspectives on the biome through practical education in order to encourage the feeling ofbelonging and critical thinking of the people who live in it. The main objective of this work is the creation of Ser rado Cast, as an alternative of an instrument of informal and free environmental education, impacting the environmental reality of society. In order to fulfill this objective, the present work aims to conduct a survey of the history of "Environmental Communication". Ser rado Cast was shaped using the principles of Educommunication and Critical Environmental Education in order to empower and engage ecological subjects in order to encourage the creation of ecological collectives that act in modifying the reality of their communities. Through this modeling, Ser rado Cast is the result of the creation of innovative pedagogical material on the theme of the Cerrado addressing the Biome on different perspectives and encouraging ecological collectives in the dissemination and resolution of environmental conflicts that occur within their communities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.