Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33152
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarcosSimaoCoelho_tcc.pdf721,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Moeda, neutralidade e financeirização : o impacto do motivo financeiro sobre o sistema produtivo de uma economia monetária
Autor(es): Coelho, Marcos Simão
Orientador(es): Mollo, Maria de Lourdes Rollemberg
Assunto: Moeda
Financeirização
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 25-Jan-2023
Referência: COELHO, Marcos Simão. Moeda, neutralidade e financeirização: o impacto do motivo financeiro sobre o sistema produtivo de uma economia monetária. 2021. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas) —Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho objetiva compreender o impacto da financeirização – entendida como crescente papel dos motivos, mercados, atores e instituições financeiros na operação de economias domésticas e internacionais(EPSTEIN, 2008, p. 3) –no sistema produtivo. Em específico, interessa o contexto de uma economia monetária–i.e., no qual a moeda desempenha papel fundamental nas relações entre os agentes, além da noção de neutralidade ortodoxa. Buscamos fazer levantamento teórico geral do que dizem duas das principais correntes heterodoxas sobre o assunto –marxistas e pós-keynesianos –,acompanhado de evidências empíricas para apoiar o argumento. Temos como meta criar texto introdutório para aqueles que gostariam de ter perspectiva geral, mas bem fundamentada, sobre o assunto, tornando possível acompanhar a literatura, de caráter crescentemente teorizado1. Para tanto, é preciso partir da compreensão do papel essencial da moeda no funcionamento do sistema econômico, seguida pelo funcionamento dos mercados de moeda (e crédito) para, enfim, entender o efeito esperado do desenvolvimento destes mercados sobre variáveis reais, como o investimento. Do ponto de vista empírico, é importante deixar o leitor familiarizado com dados frequentemente usados na discussão acadêmica, resgatando-os e atualizando-os para ilustrar o argumento e checar sua evolução. Ademais, a introdução de novos elementos empíricos é desejada, pois busca ampliar a capacidade de análise e verificação da hipótese, como (pequena) contribuição original do presente trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Economia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.