Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Corrêa, Antenor Ferreira | - |
dc.contributor.author | Cunha, Juliana Maria da | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Juliana Maria da. Toca o que te toca: as aulas de iniciação ao instrumento no Sementes – Centro de Educação Musical. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho a seguir debruça-se no estudo reflexivo sobre as aulas de Iniciação ao Instrumento no Sementes – Centro de Educação Musical. Como educadora-artista integrante da equipe de profissionais da empresa, o interesse pela pesquisa surgiu do ímpeto em compreender minhas percepções sobre o desenvolvimento musical de meus alunos e seus processos de organização durante a aprendizagem musical. A partir dos conceitos fundantes e filosóficos base do Sementes, estes que foram apresentados a mim por meio de Janaína Condessa (idealizadora do Sementes), foi possível direcionar o olhar, acompanhar e compreender melhor o raciocínio e a relação que cada discente constrói com a Música, com a criatividade e com aquisição de conhecimento. Madalena Freire (1996) e Howard Gardner (1994) foram os dois autores escolhidos para nortear meu olhar no exercício de reler os registros reflexivos escritos semestralmente por mim sobre meus alunos. Foi possível com este aprofundamento teórico e exercício reflexivo entender um pouco melhor como se dá a forma de organização e criação musical de meus discentes, assim como identificar se as estratégias que venho desenvolvendo junto a eles por meio da metodologia Sementes consegue contemplar uma prática que valorize as potências apresentadas pelos infantes e o bom desenvolvimento das resistências que lhes surgem no processo artístico-musical. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inteligências múltiplas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música e crianças | pt_BR |
dc.title | Toca o que te toca : as aulas de iniciação ao instrumento no Sementes – Centro de Educação Musical | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-19T14:27:53Z | - |
dc.date.available | 2023-01-19T14:27:53Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33118 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following work focuses on the reflexive study on the classes of Initiation to the Instrument at Sementes - Centro de Educação Musical. As an educator-artist on the company's team of professionals, my interest in research emerged from the drive to understand my perceptions about the musical development of my students and their organizational processes during musical learning. Based on the founding and philosophical concepts of Sementes, which were presented to me by Janaína Condessa (creator of Sementes), it was possible to direct the look, follow and better understand the reasoning and the relationship that each student builds with Music, with creativity and with the acquisition of knowledge. Madalena Freire (1996) and Howard Gardner (1994) were the two authors chosen to guide my look in the exercise of rereading the reflective semiannual records written by me about my students. It was possible with this theoretical deepening and reflective exercise to understand a little better how the form of organization and musical creation of my students takes place, as well as to identify if the strategies that I have been developing with them through the Sementes’s methodology can contemplate a practice that values the potentials presented by the infants and the good development of the resistances that appear to them in the artistic-musical process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|