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2011_AndreaMoreiraCoutoFournier.pdf427,07 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRamos, Patrícia C. Campos-
dc.contributor.authorFournier, Andréa Moreira Couto-
dc.identifier.citationFOURNIER, Andréa Moreira Couto. A inclusão no programa de educação precoce no Distrito Federal: diferentes momentos. 2011. vii, 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo comparar os depoimentos de professores, coordenador, pais que participaram do Programa de Educação Precoce em realidades distintas. As realidades citadas tratam do funcionamento do Programa de Educação Precoce em Centros de Ensino Especial e em Centros de Educação Infantil. Os participantes deste estudo foram: uma professora educadora física, a coordenadora do Programa (ambas já trabalharam nas duas realidades), a gestora da escola de educação infantil e o pai de uma criança que também frequentou o Programa em ambos os contextos. É consenso entre os participantes a importância do Programa de Educação Precoce inserido em escola comum devido vários processos que acreditam serem positivos que ocorrem durante o mesmo. Os trabalhos desenvolvidos nos Programas de Educação Precoce, tanto nos Centros quanto em escolas comuns, objetivam a inclusão. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com gravação de áudio. Através dos relatos foi possível concluir que além do Programa ser particularmente benéfico para o desenvolvimento infantil, o funcionamento do mesmo em escolas comuns é mais favorável para o processo de inclusão. No futuro, políticas institucionais podem ser implementadas, de forma a contribuir ainda mais para o processo de inclusão, já que a população na idade contemplada neste trabalho não é amplamente atendida, ainda, no Brasil.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentoen
dc.titleA inclusão no programa de educação precoce no Distrito Federal : diferentes momentosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-17T14:22:00Z-
dc.date.available2012-04-17T14:22:00Z-
dc.date.issued2012-04-17T14:22:00Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3309-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3309pt_BR
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