Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33090
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MatheusFilipeRibeiroGoncalves_tcc.pdf318,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A comunicação de risco no Brasil em tempos de Covid-19 : uma revisão bibliográfica
Autor(es): Gonçalves, Matheus Filipe Ribeiro
Orientador(es): Fernandes, Alexandre Jorge de Medeiros
Assunto: Comunicação de risco
Comunicação em saúde
Infodemia
Covid-19
Data de apresentação: 17-Mar-2022
Data de publicação: 11-Jan-2023
Referência: GONÇALVES, Matheus Filipe Ribeiro. A comunicação de risco no Brasil em tempos de Covid-19: uma revisão bibliográfica. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender como a literatura científica em saúde tem concebido a comunicação de risco como prática de saúde coletiva, especificamente para fins do combate à pandemia de COVID-19 no Brasil. A abordagem metodológica utilizada neste trabalho corresponde a uma revisão bibliográfica da literatura acerca da importância da comunicação de risco no Brasil em tempos de COVID-19. Observou-se que a comunicação de risco tem sido pensada como prática de investida a pandemia do Coronavírus (Covid-19), posto que se trata de uma Emergência de Saúde Pública de relevância/dimensão Mundial, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse fato colocou a necessidade da comunicação de risco como uma estratégia de saúde coletiva eficaz para a prevenção de Fake News, infodemia, e promoção da saúde. Alguns dos resultados sinalizaram que a comunicação de risco requer esforços comunicativos intensos. O governo é um ator-chave em tais situações, pois não só é particularmente confiável para administrar uma crise, mas também pode obter o cumprimento por parte da população afetada. Os estudiosos concordam que as mensagens de saúde são ferramentas importantes para criar consciência sobre a ameaça (à saúde). Particularmente durante emergências de saúde, as informações sobre quais medidas preventivas devem ser tomadas são muito valiosas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.