Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33088
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PolianaDaConceicaoRodriguesDeSousa_tcc.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cooperativas de trabalhadores delivery no contexto das plataformas digitais : novas formas de organização e luta por direitos
Autor(es): Sousa, Poliana da Conceição Rodrigues de
Orientador(es): Hoefel, Maria da Graça Luderitz
Coorientador(es): Severo, Denise Osório
Assunto: Aplicativo de entrega de delivery
Cooperativismo
Cooperativas
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 11-Jan-2023
Referência: SOUSA, Poliana da Conceição Rodrigues de. Cooperativas de trabalhadores delivery no contexto das plataformas digitais: novas formas de organização e luta por direitos. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O estudo objetivou em compreender as novas formas de organização das cooperativas autogestionadas pelos trabalhadores delivery como forma de enfrentamento das plataformas digitais. O movimento das cooperativas digitais inspira mudanças em uma nova era para o cooperativismo tradicional. O método utilizado, foi a netnografia e estudo documental do tipo exploratória de abordagem quanti-qualitativa, com recorte histórico. O cooperativismo de plataforma digital de trabalhadores delivery surgiu como uma resposta dos trabalhadores frente ao cenário de precarização do trabalho.
Abstract: The study aimed to understand how new forms of organization of self-managed cooperatives by workers deliver as a way of confronting digital platforms. The traditional digital co-op movement inspires change in a new era for cooperativism. The method used was netnography and documental study of the exploratory type of quanti-qualitative approach with history. The cooperativism of a digital platform for delivery workers emerged as a response by workers to the scenario of precarious work.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.