Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Érico José Souza de | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Lara Jennyfer Batista | - |
dc.identifier.citation | Ferreira, Lara Jennyfer Batista. Dimina Kalunga: o processo criativo como prática de vida e ciência encantada. 2022. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca refletir sobre processos criativos e pedagogias descolonizadorasa partir do estudo da construção do plano de trabalho da oficina Dimina Kalunga-Jornada desi, conduzida pela autora e aplicada virtualmente durante o ano de 2021. Tanto o plano de trabalho quanto os escritos a seguir foram conduzidos através de olhares e vivências sobrea ancestralida de negra e indígena que conduzem a autora, especialmente vinculadas as cosmopercepções Bakongo e ao cosmograma Dikenga dia Kongo. Logo, pretende-se situar o corpo como um espaço amplo de intervenção e criação afim de evocar na vivência artística uma prática de vida e encantamento, especificamente para corpos racializados, dissidentes de sexualidade e gênero. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade | pt_BR |
dc.title | Dimina Kalunga : o processo criativo como prática de vida e ciência encantada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-09T14:00:59Z | - |
dc.date.available | 2023-01-09T14:00:59Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33086 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work intends to reflecton creative processes and decolonizing pedagogies based on the study of the construction of the work flow of the workshop Dimina Kalunga-Jornada desi, developed by the author and virtually realized duringthe year of 2021. Both the workflow and the following writings were guided through the experiences about the black and indigenous ancestry that mentor the author, especially allied to the Bakongo cosmoperceptions and the Dikenga dia Kongo cosmogram. Therefore, we situate the body as a wide territory of intervention and creation for the purpose of evoking in the artistic experience a practice of life and enchantment, specifically forcolored bodies, sexualy and gender dissidents. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
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