Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33085
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DoraPinheiroSales_tcc.pdf1,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Dramatografia cênica : teatro O Bando e o Trono do Afonso Henriques
Autor(es): Sales, Dora Pinheiro
Orientador(es): Paiva, Sônia Maria Caldeira
Assunto: Dramaturgia
Teatro
Psicanálise
Data de apresentação: 27-Set-2022
Data de publicação: 9-Jan-2023
Referência: SALES, Dora Pinheiro. Dramatografia cênica: teatro O Bando e o Trono do Afonso Henriques. 2022. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a noção de dramatografia cênica, termo desenvolvido pela companhia portuguesa Teatro O Bando, o qual se refere à relação da dramaturgia com a cenografia, a partir da cenografia do espetáculo Afonso Henriques, também realizado pelo O Bando. Busco com essa pesquisa, entender de que forma essa relação dramatográfica pode potencializar a experiência de um espetáculo teatral. Para tal, me muno da história e das máquinasde cena do Teatro O Bando, da minha própria experiência e referências adquiridas enquanto aluna do departamento de Artes Cênicas e enquanto trabalhadora fixa do Teatro O Bando entre 2019 e 2021. Utilizo igualmente referências textuais e literárias sobre os conceitos e transmutações da maquinaria teatral, do espaço cênico e das máquinas de cena ao longo do tempo. Nas considerações finais busco trazer uma abordagem psicanalista, apoiada nos conceitos de Carl Jung, sobre o impacto da dramatografia no espectador e de que forma essa investigação influencia meus trabalhos atuais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Bacharelado em Artes Cênicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.