Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33081
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PabloLuisLimaSanches_tcc.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Soraia Maria-
dc.contributor.authorSanches, Pablo Luís de Lima-
dc.identifier.citationSANCHES, Pablo Luís de Lima. Desenvolvimento da linguagem através da dança com crianças em um contexto pandêmico. 2021. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractDança é uma linguagem artística que traz consigo o significado, intersecção entre o pensamento e a linguagem. Neste trabalho os significados serão ponto de partida para o processo criativo de dança com criança em um contexto pandêmico, contexto este que afastou tanto alunos como professores do ambiente escolar. A partir dos significados causa-se o contágio. Assim, a criança cria, através da dança, novos universos e novas significações. Estes trazem e são a própria realidade daquele indivíduo criador. Utilizou-se a metodologia proposta por Carolina R. de Andrade e Kathya M. A. de Godoy no livro Dança com Criançasem consonância com os saberes da dança desenvolvidos por Laban e alinhados aos objetivos de ensino da Base Nacional Comum Curricular. Assim, foi elaborado um plano de ensino com uma sequência pedagógica de 7 aulas para ser executada, registrada e analisada viabilizando uma futura replicação. A aluna foi minha filha, sendo o afeto um elemento integrador que permeia todo o trabalho. Chegou-se à conclusão de que a dança é uma linguagem e é uma forma elevada de jogo. Portanto deve ter regras, mantendo o protagonismo e a autonomia da criança. O processo deve ser prazeroso para que se alcance um resultado que expresse o universo infantil, causando assim o contágio.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.keywordDança na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordcovid-19pt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.titleDesenvolvimento da linguagem através da dança com crianças em um contexto pandêmicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-09T14:00:10Z-
dc.date.available2023-01-09T14:00:10Z-
dc.date.submitted2021-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33081-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.