Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Soraia Maria | - |
dc.contributor.author | Martins Filho, Néliton Alves | - |
dc.identifier.citation | MARTINS FILHO, Néliton Alves. Diversicorporeidades: abordando o poema dançando em corpos diferenciados da escola comum. 2021. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografias e aprofunda nos conhecimentos do "poema dançando", dentro contexto da arte-educação. Aqui, lida-se como questionamento de como o tema escolhido pode ser abordado sobre os históricos de opressão dos corpos diferenciados presentes na escola comum. A temática é oriunda de uma vertente dos estudos da dança chamada de dansintersemiótica. E foi uma das metodologias aplicadas no projeto artístico-pedagógico de Iniciação Científica "diversicorporeidades". Este surgiu apartir da experiência de uma observação etnográfica no Centro Educacional do Lago Norte, CedLan-DF. Consistiu em identificar diversidade de corpos na escola, tendo como ponto de partida rodas de conversa sobre relações de opressão entre alunos. Seu público alvo foi formado por estudantes de 14 a 17 anos moradores das regiões administrativas Itapoã, Paranoá e Varjão. E na prática, a pesquisa se deu em oficinas de dança-teatro e Teatro do Oprimido. Daqui, explica-se que, por fatores externos, trocou-se neste trabalho, o foco de dar continuidade aos estudos etnográficos e práticos que exigem aglomerações, por um recorte científico teórico. Desta forma, o "poema dançando" se torna centro dos estudos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dança na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corporeidade | pt_BR |
dc.title | Diversicorporeidades : abordando o poema dançando em corpos diferenciados da escola comum | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-09T14:00:03Z | - |
dc.date.available | 2023-01-09T14:00:03Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33080 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This monograph deepens the knowledge of" poem dancing", within the context of art education. Here, we deal with the question of how the chosen theme can be approached about the historics of oppression of differentiated bodies present in the common school. The theme comes from as trand of dance studies called dansitersemiotic. And it was one of the methodologies applied in the artistic-pedagogical project of Scientific In itiation titled "diversecorporealities". This one arose from the experience of an ethnographic observation at the Educational Center of Lago Norte, CedLan-DF. It consisted in identifying the diversity of bodies in the school, having as a starting point conversation circles about relations of oppression between students. Its target audience were students aged 14 to 17, living in the administrative regions of Itapoã, Paranoá and Varjão. And in practice, there search took place in dance-theater and Theater of the Oppressed workshops. Hence, it is explained that, due to external factors, the focus of giving continuity to ethnographic and practical studies that require agglomerations was changed in this work, for a theoretical scientific approach. In this way, "poem dancing" becomes the center of studies. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
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