Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33071
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielFilipeAlmeidaDosSantos_tcc.pdf953,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão por organizações sociais na saúde : análise dos relatórios de gestão do Hospital da Criança de Brasília
Autor(es): Santos, Gabriel Filipe Almeida dos
Orientador(es): Marques, Carla Pintas
Assunto: Hospital da Criança de Brasília Jose Alencar (HCB)
Organização Social da Saúde (OSS)
Saúde pública - administração
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 4-Jan-2023
Referência: SANTOS, Gabriel Filipe Almeida dos. A gestão por organizações sociais na saúde: análise dos relatórios de gestão do Hospital da Criança de Brasília. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As Organizações Sociais na Saúde foram um modelo estabelecido no Distrito Federal com o surgimento de um convênio entre a Secretaria de Estado e Saúde do Distrito Federal e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada, respaldados na Lei nº 9.637 de 1988 que define entidades de direito privado que atuem sem fins lucrativos e que possam exercer atividades do Estado promovidas pela administração direta. Foi um estudo realizado com base nos relatórios de gestão da organização social na saúde responsável pelo Hospital da Criança de Brasília, o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada, e tem o objetivo de analisar as metas e os procedimentos realizados durante a vigência do contrato de gestão do ICIPE com a Secretaria de Saúde do DF observando o cumprimento ou não das metas estabelecidas. Consiste em uma análise documental do que se foi produzido e realizado no hospital durante os anos de 2019, 2020 e 2021. Os resultados estão inseridos dentro de um período pandêmico onde o serviço se adequou a necessidade das redes de atenção, isso incluí adequar-se ao cenário com tomada de decisão dentro do que se é observado pautado em evidências cientificas preservando o atendimento e o compromisso com os princípios do Sistema Único de Saúde, a analise considerou que os grupos de procedimentos hospitalares com maior complexidade se mantiveram estáveis e trouxeram o aumento em alguns indicadores de internação e observância ao grupo de assistência ambulatorial o aumento se destacou nos exames de bioimagem que mantem altas nos três anos observados. A OSS através de sua gestão descentralizada cumpre com o que é estabelecido em 2019, mas não reflete isso nos anos de 2020 e 2021 nos indicadores de assistência ambulatorial o grupo da assistência hospitalar se manteve em alta. As baixas e alta desses indicadores são reflexo da pandemia que não afetou o grupo de exames bioimagem, mas atuou no aumento de internações e diárias de UTI.
Abstract: The Social Organizations in Health were a model established in the Distrito Federal with the emergence of an agreement between the Department of State and Health of the Distrito Federal and the Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada, supported by Law No 9.637 of 1998. that act on a non-profit basis and that can carry out State activities promoted by the direct administration. It was a study based on the management reports of the social health organization responsible for the Hospital da Criança de Brasília, the Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada, and aims to analyze the goals and procedures carried out during the term of the contract. management of ICIPE with the Health Department of the DF observing the fulfillment or not of the established goals. It consists of a documentary analysis of what was produced and carried out in the hospital during the years 2019, 2020 and 2021. The results are inserted within a pandemic period where the service adapted to the needs of the care networks, this includes adapting to the scenario with decision making within what is observed based on scientific evidence preserving care and commitment to the principles of the SUS, the analysis considered that the groups of hospital procedures with greater complexity remained stable and brought an increase in some indicators of hospitalization and compliance with the outpatient care group, the increase stood out in bioimaging exams that remain high in the three years observed. The OSS, through its decentralized management, complies with what is established in 2019, but does not reflect this in the years 2020 and 2021 in the outpatient care indicators, the hospital care group remained high. The low and high of these indicators are a reflection of the pandemic that did not affect the group of bioimaging exams, but acted in the increase of hospitalizations and ICU daily.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia
Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.