Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33067
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MariaEduardaLinsBarros_tcc.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAbreu, Agamenon Bomfim de-
dc.contributor.authorBarros, Maria Eduarda Lins-
dc.identifier.citationBARROS, Maria Eduarda Lins. O figurino enquanto elemento que atravessa a atuação na peça máquina-Hamlet. 2021. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Bacharelado em Artes Cênicas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo o estudo do figurino quando relacionado ao meu trabalho de atriz, além de sua capacidade de integrar e influenciar a atuação, de forma que o traje das personagens seja um dos elementos que possibilitem a história da peça a ser contada. Num primeiro momento são analisadas as transformações feitas por alguns artistas encenadores do Sec. XX na forma de se trabalhar os elementos cênicos com destaque no figurino, e como essas transformações influenciaram a forma de atuação, onde o texto e o corpo não são mais os únicos protagonistas em cena e, portanto, a importância em trabalhar com o figurino enquanto um elemento que funcione além da função de caracterização. Também é apontada a proposta de Amabilis de Jesus da Silva, de trabalhar o figurino com anova característica de “figurino dramaturgia”, servindo de aporte teórico para possíveis analises dos trajes da peça “Máquina-Hamlet”, realizada entre 2018 e julho de 2019,enquanto um elemento cênico que possui funções além das imaginadas pelo elenco, sobretudo, durante a realização e apresentação do espetáculo, o que foi preponderante para atuação e dramaturgia da peça. Por fim, há ainda uma análise sobre a minha relação, enquanto atriz, com o figurino e como impactou no meu processo criativo e na funcionalidade do próprio figurino em cena.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFigurinopt_BR
dc.subject.keywordAtores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.subject.keywordShakespeare, William, 1564-1616pt_BR
dc.titleO figurino enquanto elemento que atravessa a atuação na peça máquina-Hamletpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-02T15:29:40Z-
dc.date.available2023-01-02T15:29:40Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33067-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.