Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33025
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaBeatrizFlorTorres_tcc.pdf543,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da abordagem da obsolescência planejada nas ações de educação ambiental no âmbito de resíduos sólidos da Universidade de Brasília campus Planaltina
Autor(es): Torres, Ana Beatriz Flor
Orientador(es): Layrargues, Philippe Pomier
Assunto: Resíduos sólidos
Educação ambiental
Reciclagem
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 28-Dez-2022
Referência: TORRES, Ana Beatriz Flor. Análise da abordagem da obsolescência planejada nas ações de educação ambiental no âmbito de resíduos sólidos da Universidade de Brasília campus Planaltina. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo desse estudo é analisar se as ações de Educação Ambiental do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Universidade de Brasília, campus Planaltina, aborda a problemática ambiental da Obsolescência Planejada como um dos seus eixos estruturantes, pois quando se fala em Educação Ambiental no âmbito dos Resíduos Sólidos, normalmente foca-se exclusivamente na Coleta Seletiva e Reciclagem como solução imediata quanto à destinação incorreta do lixo. Porém, os problemas estruturais do lixo a serem enfrentados são o modelo econômico baseado no consumismo e sua implícita lógica do desperdício, disseminada pela prática da Obsolescência Planejada nos planos de negócios empresariais na sociedade industrializada de consumo. A análise se deu por meio da aplicação de um questionário exploratório no contexto da relação entre Educação Ambiental e Resíduos Sólidos, junto aos membros do programa. Verificamos a ausência das temáticas da Obsolescência Planejada, Propaganda do Consumismo e Desperdício dos Recursos Naturais como temas problematizados nas ações de Sensibilização e Educação Ambiental do programa, que focaram centralmente a questão da Coleta Seletiva e Reciclagem. Constatamos também que a ausência dessas temáticas se deu em função de dois fatores: o recorte temático do programa ser pragmaticamente focado na questão da Coleta Seletiva Solidária; e o desconhecimento conceitual sobre a Obsolescência Planejada. Podemos concluir afirmando que o diagnóstico aqui realizado se enquadra na perspectiva hegemônica de um modelo de Educação Ambiental reducionista e conservador, fenômeno muito comum nas práticas de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos, que advogam a favor da Coleta Seletiva e são omissos quanto à crítica ecologista da Obsolescência Planejada.
Abstract: The objective of this study is to analyze whether the Environmental Education actions of theSolid Waste Management at the University of Brasilia, Planaltina campus, addresses the environmental problem of Planned Obsolescence as one of its structuring axes, because when it comes to Environmental Education in the scope of Solid Waste, usually ocuses exclusively on Selective Collection and Recycling as an immediate solution in terms ofincorrect disposal of waste. However, the structural garbage problems to be faced arethe economic model based on consumerism and its implicit logic of waste,disseminated by the practice of Planned Obsolescence in corporate business plans inindustrialized consumer society. The analysis took place through the application of aexploratory questionnaire in the context of the relationship between Environmental Education and Waste Solid, with the members of the program. We verified the absence of the themesofPlanned obsolescence, consumerism advertising and waste of natural resources as problematized themes in the Environmental Awareness and Education actions of the program, which centrally focused on the issue of Selective Collection and Recycling. We found also that the absence of these themes was due to two factors: the thematic the program being pragmatically focused on the issue of Solidary Selective Collection; it's the conceptual ignorance about Planned Obsolescence. We can conclude by stating that the diagnosis made here fits in the hegemonic perspective of a model of Reductive and conservative Environmental Education, a very common phenomenon in Environmental Education and Solid Waste, which advocate in favor of Selective Collection and are omissions regarding the ecological criticism of Planned Obsolescence.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.