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Título: O uso do marketing digital aliado ao marketing ambiental : o caso das três empresas brasileiras mais sustentáveis no Fórum Econômico Mundial de Davos (2019)
Autor(es): Silva, Débora dos Santos
Orientador(es): Bertazi, Márcio Henrique
Assunto: Marketing digital
Sustentabilidade
Data de apresentação: 18-Dez-2020
Data de publicação: 27-Dez-2022
Referência: SILVA, Débora dos Santos. O uso do marketing digital aliado ao marketing ambiental: o caso das três empresas brasileiras mais sustentáveis no Fórum Econômico Mundial de Davos (2019). 2020. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2020.
Resumo: O marketing tem ganhado cada vez maior proeminência no mundo das redes sociais. O marketing ambiental, que surge em meados da década de 1970, tem sido indicado como uma tarefa complexa, por requisitar mudanças culturais das empresas. Profissionais desta área devem trabalhar para apresentar para toda a sociedade um comportamento proativo e engajado ambientalmente, socialmente e com foco no cliente. Grandes empresas têm se destacado por sua orientação mercadológica sustentável e têm uma oportunidade de crescimento com os “clientes verdes”. Diversas destas empresas adotam o marketing verde como estratégia e vantagem competitiva para conquistar seu mercado. Este trabalho visa analisar o conteúdo das postagens que referenciam questões ambientais no Instagram de três empresas brasileiras: Banco do Brasil S.A, Cemig e Natura Cosméticos S.A, selecionadas através de um índice de sustentabilidade corporativa apresentado no Fórum Econômico Mundial em Davos, em 2019. Como resultado, evidenciam-se as estratégias que as empresas tomaram para a divulgação de seus conteúdos relacionados à sustentabilidade em seus perfis nas redes sociais. Constatou-se que as empresas têm apresentado em suas mais diversas postagens suas preocupações ambientais, delimitando suas práticas ecológicas e fazendo o uso dos recursos naturais de forma mais ou menos engajada para se tornarem as únicas empresas brasileiras a entrarem no ranking das cem empresas mais sustentáveis do mundo. Entretanto, o público reagiu de forma diferente a depender da empresa, mostrando distinta percepção do aspecto sustentável, de acordo com a entrega de conteúdo de cada uma delas.
Abstract: The relevance of marketing has increasing in the world of social networks. Environmental marketing(from the mid-1970s) has been indicated as a complex task and requires cultural changes from companies. Professionals in this area should work to present a proactive and environmentally, socially, and customer-focused behavior to the society. Large companies stand out for their sustainable marketing orientation and have an opportunity for growth with “green customers”. Several of them adopt green marketing as a strategy and competitive advantage to conquer their market.This paper pretends to analyze the content of posts that refer to environmental issues on Instagram of three Brazilian companies: Banco do Brasil SA, Cemig and Natura Cosméticos SA. These companies areselected through a corporate sustainability index presented at the World Economic Forum in Davos(2019). As a result, the strategies that companies have taken to publicize their content related to sustainability are highlighted in their profiles on the social network. It was found that companies have presented their environmental concerns in their most diverse posts, delimiting their ecological practices,and making use of natural resourcesin a more or less engaged way to become the only Brazilian companies to enter the ranking of the one hundred most sustainable companies in the world. However, the public reacted differently depending on the company, showing a different perception of the sustainable aspect, according to the content delivery of each one.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2020.
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