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Título: Narrativa e abertura da obra de arte : ruínas da experiência e da aura em Walter Benjamin
Autor(es): Silva, Iasmin Leiros Sarmento da
Orientador(es): Rufinoni, Priscila Rossinetti
Assunto: Narração
Benjamin, Walter, 1892-1940
Filosofia
Data de apresentação: 18-Mai-2021
Data de publicação: 27-Dez-2022
Referência: SILVA, Iasmin Leiros Sarmento da. Narrativa e abertura da obra de arte: ruínas da experiência e da aura em Walter Benjamin. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura e Bacharelado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O trabalho apresenta uma introdução aos conceitos de “experiência” e “aura” com maior dedicação as análises de dois textos de Walter Benjamin, a saber: O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov e A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. As análises são desenvolvidas no choque entre os dois textos, que possibilita a superação de leituras que não conectam as teses apresentadas na teoria da narração e a teoria da reprodutibilidade técnica da obra de arte. O segundo aspecto consiste no exercício de apresentar as condições que viabilizaram a abertura da obra de arte. Esse problema é mobilizado da introdução até o último capítulo. Por fim, algumas passagens das obras de Benjamin são apresentadas nos momentos em que o autor faz suas considerações diante das transformações técnicas da sociedade moderna e seu impacto nas formas tradicionais de reproduções artísticas e das transmissões de experiência.
Abstract: The work presents an introduction to the concepts of "experience" and "aura" with greater dedication to the analysis of two texts by Walter Benjamin, a saber: The narrator: considerations about the work of Nikolai Leskov andThe work of art at the time of its reproducibility technical. The analyzes are developed in the clash between the two texts, which makes it possible to overcome readings that do not connect as thesis of narration theory and the theory of technical reproducibility of the work of art. The second aspect consists of the exercise of presenting as conditions that made possible the opening of the work of art. This problem is mobilized from the introduction to the last chapter. Finally, some passages of Benjamin's works are in the moments when the author makes his considerations regarding the technical transformations of modern society and its impact on the traditional forms of artistic reproductions and the transmissions of experience.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2021.
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