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dc.contributor.advisorLima, Erick Calheiros de-
dc.contributor.authorSérgio Neto, Nilton-
dc.identifier.citationSÉRGIO NETO, Nilton. Teoria do conhecimento e filosofia da linguagem: um estudo sobre os dêiticos em Hegel e Wittgenstein. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente texto teve como debate uma análise exegética da designação ostensiva como modelo de referenciar os objetos. Através dos dêiticos a designação ostensiva buscava referenciar e designar o objeto particular que estava na sua experiência. No capítulo 1 A Certeza Sensível ou: Isto ou o Visar da Fenomenologia do Espírito(1806),a consciência busca, na experiência do seu saber, determinar o objeto que aparece na sua experiência, este saber que aparece puramente como imediato. A consciência da certeza sensível usa os dêiticos para trazer o objeto em cena. No entanto, a consciência ao longo das tentativas de determinar de maneira imediata o seu objeto tem a experiência que a Coisa que aparecia como puramente imediato é absolutamente inferencial e mediado pelas estruturas da linguagem. Ao longo de todo o capítulo, Hegel traz duras críticas à tentativa de designação ostensiva de posições filosóficas que buscaram fundamentar o saber pelo primado do sensível. Nas Investigações Filosóficas(1951), obra do austríaco Wittgenstein, são feitas críticas ao referencialismo. Uma linguagem que as palavras denominam objetos. Os significados das palavras são os objetos que as palavras substituem. Uma imagem de linguagem restrita que acredita poder nomear os seus objetos ostensivamente. Contudo, o autor demonstra ao longo da obra a incapacidade de dar significados ostensivamente, pois o referencialismo não leva em conta as várias funções das palavras no seu uso. O significado daspalavras é a forma como estas são empregadas através do jogo linguagem. As referências do jogo de linguagem administradas por regras no contextoelucidam como as palavras ganham sentidos em diferentes situações. Ou seja, através da análise crítica feita por ambos, Hegel e Wittgenstein, é possível afirmar que a designação ostensiva só é válida quando há atualizações de contexto. Os dêiticos só fazem sentido através de uma referência capaz de demonstrar como está sendo empregado numa determinada situação. Que as determinações do objeto só podem ser referidas num enunciado se houver explicações contextuais que possam fazer sentido de tal designação ostensiva.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLinguagempt_BR
dc.subject.keywordHegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831pt_BR
dc.subject.keywordFilosofiapt_BR
dc.titleTeoria do conhecimento e filosofia da linguagem : um estudo sobre os dêiticos em Hegel e Wittgensteinpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-27T15:17:52Z-
dc.date.available2022-12-27T15:17:52Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32990-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present text debated an exegetical analysis of the ostensive designation as a model for referencing objects. Through deictics, the ostensive designation sought to reference and designate the particular object that was in theirexperience. In chapter 1 The Sensitive Certainty or: This or the Aim of the Phenomenology of Spirit (1806), consciousness in the experience of its knowledge, seeks to determine the object that appears in its experience, this knowledge that appears purely as immediate. Sensitive certainty consciousness uses deictics to bring the object into the picture. However, the consciousness, along the attempts to determine its object immediately, has the experience that the Thing that appeared as purely immediate, is absolutely inferential and mediated by the structures of language. Throughout the entire chapter, Hegel brings harsh criticism to the attempt to ostensibly designate philosophical positions that sought to base knowledge on the primacy of the sensible. In Philosophical Investigations (1951), the work of the Austrian Wittgenstein, criticisms are made of referentialism. A language that words call objects. The meanings of words are the objects that the word replaces. A language-restricted image that believes itcan name its objects ostentatiously. However, the author demonstrates throughout the work the inability to give meanings ostensibly, as referentialism does not take into account the various functions of words in their use. The meaning of words is how theyare used through the language game. The rules-administered language game references in context elucidate how words gain meaning in different situations. That is, through the critical analysis made by both Hegel and Wittgenstein, it is possible to affirm that the ostensive designation is only valid when there are context updates. Deictics only make sense through a reference able to demonstrate how it is being used in a given situation. That the determinations of the object can only be referred to in a statement if there are contextual explanations that can make sense of such an overt designation.pt_BR
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



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