Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32981
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarcosDeFreitasBerino_TCC.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Racionalidade neoliberal : a sedução do capital e do poder
Autor(es): Berino, Marcos De Freitas
Orientador(es): Tedeia, Gilberto
Assunto: Neoliberalismo
Governança
Necropolítica
Direitos fundamentais
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 27-Dez-2022
Referência: BERINO, Marcos De Freitas. Racionalidade neoliberal: a sedução do capital e do poder. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: De modo geral, pode-se dizer que a presente monografia trata da influência que o neoliberalismo exerce sobre as pessoas e sobre as instituições. Algo molda nossos comportamentos e o próprio contexto social em que vivemos. Somos levados intuitivamente à busca da eficácia. Isso se dá nas relações familiares, na escola, no trabalho ou onde quer que seja. Uma breve reflexão permite-nos pensar que a eficácia se tornou a regra e direciona nossas vidas a se submeterem a um estado de interminável concorrência. Somos “conduzidos” e ao mesmo tempo “cerceados” por ela. Sim, existe à nossa volta uma força que nos apreende, condiciona e se faz presente em todas as nossas ações. Por que então raramente paramos para nos questionar sobre isso? O que ocorre, é que o neoliberalismo forjou e disseminou uma racionalidade global, que nos aprisiona e que tem entre seus interesses a acumulação de capital e de poder sobre as pessoas. Por isso, devemos estar preparados para sermos eficazes em todos os momentos da nossa vida. Embora se observe que esse contexto esteja sedimentado, muitos creem que se possa e deva enfrentá-lo, adaptando-o à idealização de um novo tempo, que institua para a humanidade formas de vida mais igualitárias e harmoniosas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.