Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Felipe Canova | - |
dc.contributor.author | Santos, Adailton Junior Vieira dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Adailton Junior Vieira dos. Arte política e questão do agronegócio: a experiência do grupo Consciência e Arte no Assentamento Itaúna, Planaltina (GO). 2019. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista que a problemática do agronegócio em terras destinadas a Reforma Agrária, pesquisamos sobre a arte política em conflito com o agronegócio a partir da experiência do Grupo Consciência e Arte no Assentamento Itaúna, Planaltina (GO), a fim de compreender a formação da juventude rural na luta através da arte contra os processos de opressão por parte do agronegócio. Para tanto, é necessário contribuir na sistematização das experiências em arte política construídas no Assentamento Itaúna, com enfoque no grupo Consciência e Arte e relacionando-as com a trajetória de lutada comunidade, bem como produzir uma análise crítica da peça construída pelo grupo de teatro, denominada “A invasão do agronegócio nos assentamentos”, criada em 2012, pelos jovens do grupo de teatro. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa. Diante disso, verifica-se que a arte política tem total força de emancipação das comunidades rurais e da juventude, e na formação coletiva para o enfrentamento às opressões e as grades que prendem os sujeitos oprimidos, o que impõe a constatação de que a juventude rural tem total capacidade de enfrentamento das dificuldades, muitas vezes aceitas pelos pais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agronegócios | pt_BR |
dc.subject.keyword | Juventude rural | pt_BR |
dc.title | Arte política e questão do agronegócio : a experiência do grupo Consciência e Arte no Assentamento Itaúna, Planaltina (GO) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-27T13:35:33Z | - |
dc.date.available | 2022-12-27T13:35:33Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32966 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering that the agribusiness issue in land destined for Agrarian Reform, we researched political art in conflict with agribusiness from the experience of the Conscience and Art Group in the Itaúna Settlement, Planaltina (GO), in order to understand the formation of rural youth in the struggle through art against the processes of oppression by agribusiness. Therefore, it is necessary to contribute to the systematization of political art experiences built at the Itaúna Settlement, focusing on the Conscience and Art group and relating them to the community's struggle trajectory, as well as producing a critical analysis of the play built by the theater group, called “The invasion of agribusiness in the settlements”, created in 2012, by the young people of the theater group. Then, a qualitative research is carried out. Given this, it appears that political art has full emancipation power from rural communities and youth, and in the collective formation to face oppression and the grids that imprison oppressed subjects, which imposes the observation that rural youth has full ability to face difficulties, often accepted by parents. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|