Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mello, Luiz Guilherme Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Duarte, Yasmin Yorrane | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Yasmin Yorrane. Estudo e avaliação das características da textura de um trecho de pavimento rodoviário com utilização de metodologias pontuais e contínuas. 2021. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O modal rodoviário é o que possui maior participação na matriz de transportes no país, tendo assim grande impacto no desenvolvimento e economia nacional. Em razão disso, se mostra imperativa a busca e utilização de ferramentas e equipamentos que tragam inovação e otimizem os processos e serviços realizados atualmente pelas entidades públicas e privadas. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou atestar a confiabilidade dos equipamentos Grip Testere Pavement Scanner, para avaliação da microtextura e macrotextura do pavimento, respectivamente, de forma a avaliar a pertinência da sua utilização, aumentando a velocidade dos levantamentos, frente à uma avaliação pontual realizada atualmente pelos métodos do Pêndulo Britânico e Mancha de Areia. Como conclusão, obteve resultados favoráveis à sua utilização em termos de correlação, confiabilidade das avaliações e custos envolvidos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias | pt_BR |
dc.title | Estudo e avaliação das características da textura de um trecho de pavimento rodoviário com utilização de metodologias pontuais e contínuas | pt_BR |
dc.title.alternative | Study and evaluation of the texture characteristics of a road pavementsegment with the use of punctual and continuous methodologies | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-27T13:13:30Z | - |
dc.date.available | 2022-12-27T13:13:30Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32964 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The road transportation is the main transportation mode in Brazil, thus having a great impact on national development and economy. Therefore, it is of major importance to search and use tools and equipments that bring innovation and optimize the process and services performed by public and private entities. In this context, this research sought to attest the reliability of the equipments Grip Tester and Pavement Scanner, to evaluate the microtexture and macrotexture of the pavement, respectively, in order to evaluate the relevance of its use increasing the speed of the measurements currently performed, by the British Pendulum and Sand Patch Test methods, that make punctual evaluations. As a conclusion, it obtained favorable results for its use in terms of correlation, reliability of the evaluations and costs involved. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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