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dc.contributor.advisorAragão, Joaquim José Guilherme de-
dc.contributor.authorVilela, Marcelo Lyrio-
dc.identifier.citationVILELA, Marcelo Lyrio. Empresa de obras e serviços urbanos: um modelo alternativo de parceria para investimentos em infraestruturas urbanas. 2021. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA premência por investimentos massivos em infraestrutura urbana e a falta de capacidade de investimento são um problema gravíssimo não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Essa falta de capacidade resulta, de um lado, do esgotamento de recursos fiscais para atender demandas crescentes; de outro, dos limites já reconhecidos na literatura dos modelos correntes de concessão e parcerias público-privadas. Como novo paradigma de parceria, a abordagem da Engenharia Territorial visa criar espaços de eficiência sistêmica não apenas na construção e operação das infraestruturas, como também no seu financiamento. Através de programas territoriais, que reúnam projetos de infraestrutura a atividades econômicas diversas do ambiente urbano e econômico, criam-se oportunidades de negócio, assim como estruturas inovadoras de empreendimentos e contratação administrativa. Por decorrência disso, efeitos multiplicadores econômicos e fiscais passam a viabilizar concessões patrocinadas de forma a garantir a cobertura das despesas do erário com os projetos, efeitos esses que resultam da mobilização econômica ao longo das cadeias de valor inseridas no programa. Ao mesmo tempo, sua exploração sistêmica dá origem a um novo tipo de empreendimento, que a Engenharia Territorial denomina de Empresa de Desenvolvimento Territorial, que recebe dos governos ativos de infraestrutura em troca da realização de uma meta em termos de efeitos multiplicadores (concessão por desempenho econômico). No presente Projeto Final, estuda-se a aplicação dessa abordagem no campo das infraestruturas urbanas, mais precisamente nas redes de distribuição de serviços de saneamento (água, esgoto e drenagem), energia elétrica, telecomunicação e superfície viária. Objetiva-se aqui comparar como a adoção de uma tecnologia que integre essas redes e seja explorada por uma Empresa de Obras e Serviços Urbanos reduz significativamente seus custos de construção e operação de redes de distribuição. Tais investimentos seriam delegados pelas respectivas concessionárias, que, em troca de uma tarifa negociada, teriam aliviados os custos de distribuição, que constituem uma parte considerável dos custos das concessões originárias, na medida em que vultosos custos de capital seriam substituídos por custos tarifários. Como estudo de caso, foi selecionado um projeto de condomínio em Luziânia –GO, e as economias pela adoção de uma tecnologia integrada de redes de distribuição e pavimentação foram demonstradas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEngenharia territorialpt_BR
dc.subject.keywordConcessões administrativaspt_BR
dc.titleEmpresa de obras e serviços urbanos : um modelo alternativo de parceria para investimentos em infraestruturas urbanaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-26T15:41:10Z-
dc.date.available2022-12-26T15:41:10Z-
dc.date.submitted2021-05-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32950-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The urgency for massive investments in urban infrastructure and the lack of investment capacity are a serious problem not only in Brazil, but worldwide. Thelack of capability results, on the one hand, from the depletion of fiscal resources to meet growing demands; on the other, the limits already recognized in the literature of current concession models and public-private partnerships. As a new partnership paradigm, the Territorial Engineering approach aims to create spaces of systemic efficiency not only in the construction and operation of infrastructure, but also in its financing. Through territorial programs, which combine infrastructure projects with economic activities different from the urban and economic environment, business opportunities are created, as well as innovative structures for undertakings and administrative contracting. As a result, economic and fiscal multiplier effects start to make sponsored concessions feasible in order to guarantee the coverage of the treasury expenses with the projects, effects which result from the economic mobilization along the value chains inserted in the program. At the same time, its systemic exploration enablesa new type of enterprise, which Territorial Engineering calls Territorial Development Company, which receives active infrastructure governments in exchange ofthe achievement of a goal in terms of multiplier effects (concession for economic performance). In the present Final Project, the application of this approach in the field of urban infrastructures is studied, more precisely in the distribution networks of sanitation services (water, sewage anddrainage), electricity, telecommunication and road surface. The objective here is to compare how the adoption of a technology whichintegrates these networks and is exploited by an Urban Constructionand Services Company significantly reduces its costs ofconstruction and operation of distribution networks. Such investments would be delegated by the respective concessionaires, which, in exchange for a negotiated tariff, would have alleviated the distribution costs, which constitute a considerable part of the costs of the original concessions, insofar as large capital costs would be replaced by tariff costs. As a case study, a condominium project in Luziânia -GO was selected, and the savings from adopting an integrated technology of distribution networks and paving were demonstrated.pt_BR
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