Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32945
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PedroAlbuquerqueReiser_tcc.pdf316,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O espelho : interpretações analógicas do Timeu de Platão
Autor(es): Reiser, Pedro Albuquerque
Orientador(es): Cornelli, Gabriele
Assunto: Platão
Mito
Filosofia
Data de apresentação: Out-2022
Data de publicação: 26-Dez-2022
Referência: REISER, Pedro Albuquerque. O espelho: interpretações analógicas do Timeu de Platão. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: No presente trabalho, se analisa a analogia como chave interpretativa do Timeu de Platão. Observam-se possibilidades que essa perspectiva de leitura pode ou não oferecer para uma compreensão mais abrangente da obra. Primeiramente, foram utilizadas fontes neoplatônicas de estudos sobre interpretação analógica e, em seguida, comentários de pesquisadores contemporâneos. Buscou-se estabelecer um diálogo entre platonistas do mundo antigo e do atual, com vistas a contribuir para discussões sobre a importância da analogia para o estudo da filosofia antiga.
Abstract: The present work analyses the use of analogy as a key concept in interpreting Plato’s Timaeus. Possibilities that this reading of the text offers a broader understandingof the work will be considered. First, neoplatonicsources on an analogic interpretation were utilized, and, following that, modern scholars on the issue are introduced. We aimed at stablishing a dialogue between ancient and modern platonists, and thus, to contribute to discussion on the relevance of analogy for the study of ancient thought.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.