Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Basali, Rogério Alessandro de Mello | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Damares Bastos | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Damares Bastos. Um olhar sobre a potência do projeto de vida como componente curricular e eixo central da organização e prática pedagógica. 2022. 318 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a conversão da Medida Provisória nº 746/2016na Lei nº 13.415/2017, que reformou completamente o Ensino Médio, uma das inovações é o Projeto de Vida (PV). Sua importância para o Novo Ensino Médio é destacada na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada no ano de 2018,que o estabelece como um componente curricular obrigatório e “eixo central em torno do qual a escola pode organizar suas práticas”, ocupando, assim, um lugarmedular nas novas diretrizes educacionais e na formação estudantil. É este novo componente curricular estruturante que mobilizao interesse desta monografia, que visa investigar a conceituação e a fundamentação do PV a partir de sua base legal e das diretrizes da Secretaria deEstado deEducação do Distrito Federal(SEEDF),sua implementação nas escolas,os impactos na formação docentee as críticas.Esta monografiafoi realizada através de pesquisa bibliográfica, pesquisa tipo quantitativa, a partir de um questionário divulgado amplamente para professores e estudantes de escolas da rede pública do Distrito Federal, estagiários e professores universitários, o objetivo destas pesquisas é a colheita de informações sobre o NEM e o PV, entrevistas com professores (do Ensino Médio e do Dep. de Filosofia da UnB) e coordenadores (da UNIEB e da DIEM/SEEDF), e observações e relatos advindos de professores e estudantes em contato com P.V.da escola Centro Ensino Médio 01 de Sobradinho. Os principais aspectos filosóficos aqui desenvolvidos para esta nova arquitetura formativa são o conceito deleuziano de “rizoma”, que ambienta a composição do novo currículo do Ensino Médio e se aproxima da proposta de um currículo rizomático de Igor Alexandre de Carvalho Santos, para estabelecer uma base teórica e epistemológica partindo da filosofia de vida e do pensamento nômade, Também pretende apresentar três sugestões de abordagem deste componente para os espaços da escola e do ensino superior, a primeira cartografando a escrevivências de Conceição Evaristo agenciando Sueli Carneiro e Berenice Bento, a segunda com possibilidades práticas e a terceira que parte da base teórica e epistemológica estabelecida e intersecciona com a Psicologia, a Sociologia e as Artes, a partir das outras duas propostas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre a potência do projeto de vida como componente curricular e eixo central da organização e prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-26T14:50:20Z | - |
dc.date.available | 2022-12-26T14:50:20Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32944 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | With the conversion of Medida Provisória nº746/2016 into Law nº. 13,415/2017, which completely reformed High School, one of the innovations is the Life Project (PV). Its importance for the New High School is highlighted in the new National Curricular Common Base (BNCC), approved in 2018, which establishes it as a mandatory curricular component and "central axis around which the school can organize its practices", occupying , thus, a central place in the new educational guidelines and student training. It is this new structuring curricular component that mobilizes the interest of this monograph, which aims to investigate the conceptualization and foundation of the PV from its legal basis and the guidelines of the Secretary of State for Education of the Federal District (SEEDF), its implementation in schools, impacts on teacher training and criticism. This monograph was carried out through bibliographic research, quantitative research, from a questionnaire widely disseminated to teachers and students of public schools in the Federal District, interns and university professors, the objective of these researches is to collect information about the NEM and the PV, interviews with teachers (from High School and the Philosophy Department at UnB) and coordinators (from UNIEB and DIEM/SEEDF), and observations and reports from teachers and students in contact with P.V. from the Centro Ensino Médio 01 school in Sobradinho. The main philosophical aspects developed here for this new formative architecture are the Deleuzian concept of “rhizome”, which sets the stage for the composition of the new High School curriculum and approaches the proposal of a rhizomatic curriculum by Igor Alexandre de Carvalho Santos, to establish a base theoretical and epistemological starting from the philosophy of life and nomadic thinking, It also intends to present three suggestions for approaching this component for the spaces of school and higher education, the first mapping the writings of Conceição Evaristo by managing Sueli Carneiro and Berenice Bento, the second with practical possibilities and the third that starts from the theoretical and epistemological basis established and intersects with Psychology, Sociology and the Arts, from the other two proposals. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
|