Título: | Retórica e Pedagogia no discurso metafórico de Erasmo : um ensaio sobre a loucura |
Autor(es): | Pereira, Alexandre César de Oliveira |
Orientador(es): | Itokazu, Ericka Marie |
Assunto: | Retórica Pedagogia Análise do discurso |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 26-Dez-2022 |
Referência: | PEREIRA, Alexandre César de Oliveira. Retórica e Pedagogia no discurso metafórico de Erasmo: um ensaio sobre a loucura. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa visa analisar uma das mais conhecidas obras de Erasmo de Rotterdam, o Elogio da Loucura, e a relação entre retórica humanista e a pedagogia. Analisando a escrita no gênero retórico que incorpora recursos do discurso metafórico e da sátira na elaboração do auto encômio apresentado pela personagem Loucura, o objetivo de nossa pesquisa é mostrar como a retórica e a pedagogia estão especialmente entrelaçadas no discurso erasmiano. Neste trabalho, veremos inicialmente o que é a retórica, como arte, como discurso, e como as estratégias discursivas do autor contribuem para a finalidade proposta na obra Elogio da Loucura. No discurso e nas palavras da deusa Loucura, veremos a variação de exemplos, bastante utilizados pelo autor na obra, onde a loucura demonstrará estar presente e qual o efeito dela nos homens em todos os momentos e ocupações de suas vidas. Também veremos como o autor critica, de forma satírica, a relação do homem com a razão e a igreja, no conturbado momento histórico do Renascimento, direcionando seu descontentamento principalmente aos estoicos e teólogos da época. O principal objetivo deste trabalho é mostrar como a retórica erasmiana, em contraposição retórica moral estóica e teológica vigentes à época, recupera a importância do papel das paixões, mostrando como esta contraposição está relacionada com uma finalidade pedagógica formadora visando ao aprimoramento moral. Pretendemos ao final discutir como, embora desvalorizada pelas filosofias pós-cartesianas, a arte retórica erasmiana pode contribuir na reflexão sobre a experiência pedagógica, seja porque não expulsa a vida afetiva de sua prática, seja porque, ao mesmo tempo, consegue desenvolver um aparato crítico no processo de formação educacional, fatores estes que poderiam auxiliar a repensar questões presentes até hoje, no século XXI. |
Abstract: | This research aims to analyze one of the best known of Erasmus of Rotterdam, the Praise of Madness, and the relationship between humanist rhetoric and pedagogy. Our purpose is toanalyse his writing skill in the rhetorical genre that incorporates resources of metaphoricaldiscourse and satire in the elaboration of the self-praise presented by the character Madness.Theobjectiveofourresearchistoshowhowrhetoricandpedagogyareespeciallyintertwinedin Erasmian discourse. In this work, we will initially see what rhetoric is, as art, as discourse,and how the author's discursive strategies contribute to the purpose proposed in the work Praise of Madness. In the speech and words of the goddess Madness, we will see the variation of examples, wide lyuse by the author in the work, where madness will demonstrate to be presentand what is its effect on men in all moments and occupations of their lives. We will also see how the author criticizes, in a satirical way, the relationship between man and reason and thechurch, in the troubled historical moment of the Renaissance, directing his discontent mainlyto the stoics and theologians of the time. The main objective of this work is to show how Erasmian rhetoric, incontrast to the stoicand the ological moral rhetoric prevailingat the time, recovers the importance of the role of passions, showing how this contrast is related to aformative pedagogical purpose aimed at moral improvement. At the end, we intend to discusshow,although devalued by post-Cartesian philosophies, Erasmian rhetoric alart can contribute to the reflection on the pedagogical experience, either because it does not expel affective lifefromitspractice,orbecause,atthesametime,itmanagestodevelopacriticalapparatusintheprocess of educational formation, factors that could help torethink issues present until today,in th e21st century. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
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