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Título: Trilhas do positivismo na educação brasileira : do século XIX a Ita humanidades
Autor(es): Santos, Pedro Benassi
Orientador(es): Nascimento, Wanderson Flor do
Assunto: Positivismo
Filosofia
Educação
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 26-Dez-2022
Referência: SANTOS, Pedro Benassi. Trilhas do positivismo na educação brasileira: do século XIX a Ita humanidades. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O positivismo é uma filosofia essencial para se entender a história do pensamento brasileiro e a história da educação no Brasil. Desde o século XIX, o positivismo apresenta influência na educação, na ciência e na produção acadêmica em diversas maneiras e inspirando pensadores que se apropriaram livremente da filosofia positivista em suas formas, das mais tradicionais a manifestações religiosas, o positivismo contribuiu para a construção de muitas bases do século retrasado. No século XX, se transforma a partir das escolas superiores de guerra criando o neopositivismo e influenciando diretamente na construção do ITA, esta influência pode ser observada no periódico ITA -Humanidades que, de 1965 –1977,concentrapublicações que são a expressão do neopositivismo em filosofia e em pedagogia, com a contribuição de nomes importantes da história do pensamento nacional. Esta revista manteve o positivismo relevante ao longo do século passado ao produzir e divulgar pensamento ligado às áreas de tecnologia e humanidades.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2021.
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