Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32933
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PauloHenriqueDaSilvaRodrigues_tcc.pdf606,07 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNascimento, Wanderson Flor do-
dc.contributor.authorRodrigues, Paulo Henrique da Silva-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Paulo Henrique da Silva. Da colonialidade à via decolonial: segundo uma abordagem interdisciplinar entre a Filosofia e a História. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como foco inicial a filosofia de Enrique Dussel no texto 1492: O encobrimento do outro (A origem do mito da modernidade) juntamente a levantamentos de Sueli Carneiro e Ramón Grosfoguel, além de outros autores da vertente decolonial. O texto trata de algumas dimensões da decolonialidade, e assuntos no que se refere aos estudos sobre o fenômeno da colonialidade. Para se atentar aos pontos que pretendemos expor sobre a colonialidade e os epistemicídios, de modo delimitado se faz necessário expor os fatores históricos que fundam o mito da modernidade. O caráter crítico deste texto se faz presente em torno de três questões principais que serão apresentadas durante os capítulos, um referente a história da modernidade e sua construção. Tal aparato histórico servirá para elucidar os efeitos no período pós-colonial buscando entender essa falsa ideia de modernidade/colonialidade concebida canonicamente, e apontar como tal processo foi brutal e deu origem ao mito da modernidade, que aqui é visto também como colonialidade. Deste modo, a crítica de colonial aqui, não pretende voltar a um período não colonial, mas sim entender o período pós-colonial, traz consigo uma carga de causas e efeitos negativos, que elegem a cultura europeia e norte-americana (neste caso, eleito como modelo após as guerras mundiais 1ª e 2ª) como uma cultura-modelo pela qual os colonizados deveriam se nortear. A segunda questão é discutida em torno dos epistemicídios como estratégias de dominação da colonialidade e por último, a terceira questão levantada no capítulo final tem o objetivo de apresentar o que seria uma filosofia decolonial, para caminhar para o objetivo geral, que é o esforço que busca entender como ela (a filosofia decolonial) surge como instrumento para se relacionar de modo combativo frente aos epistemicídios, ao mito da modernidade e à colonialidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDecolonialidadept_BR
dc.subject.keywordColonialismopt_BR
dc.subject.keywordModernidade (Sociologia)pt_BR
dc.subject.keywordFilosofiapt_BR
dc.titleDa colonialidade à via decolonial : segundo uma abordagem interdisciplinar entre a Filosofia e a Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-26T14:48:35Z-
dc.date.available2022-12-26T14:48:35Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32933-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work has as an initial focus point the philosophy of Enrique Dussel on his 1942 text: "El encubrimiento del otro. Hacia el origen del mito de la modernidad." including surveys from Sueli Carneiro and Ramón Grosfoguel, besides other authors from the decolonial branch. The text handles some dimensions of decoloniality, and subjects referring to studies about the phenomenon of coloniality. In order to keep in mind the points that we intend to expose about coloniality and epistemicides, in a delimited mannerit is needed to expose the historical factors that fund the myth of modernity. The critical character of this textis made aware around three main issues that are presented during the chapters, one referring to the history of modernity and its construction. This historical apparatus will serve to elucidate the effects in the post-colonial period aiming to understand the false idea of modernity/coloniality canonically conceived, and point how such process was brutal and gave origin to the myth of modernity, which is also seen here as coloniality. In this way, the decolonial critique here is not in tended to reach back to a non-colonial time,but in fact to understand the post-colonial period, which brings alongs idea load of negative causes and effects, which elect the European and North-American culture (in this case, elected as a model after the First and Second World Wars) as a model-culture through which the colonized should guide themselves. These condissue is discussed around the epistemic idesasdominationstrategiesofcolonialityandatlast,thethirdissuesurveyedinthelastchapterhasasagoaltopresentwhatwouldbeadecolonialphilosophy,astoreachforthemainobjective,whichistheeffortthatseekstounderstandhowit(thedecolonialphilosophy)emergesasaninstrumenttorelateinacombativemanneraheadof the epistemicides, of the myth of modernity and of coloniality.pt_BR
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.