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Título: Análise da eficiência técnica dos aeroportos brasileiros concedidos para a iniciativa privada
Autor(es): Borges, Leonardo de Salles Moreira
Orientador(es): Arruda, Fabiana Serra de
Assunto: Aeroportos
Privatização
Data de apresentação: 10-Mai-2021
Data de publicação: 26-Dez-2022
Referência: BORGES, Leonardo de Salles Moreira. Análise da eficiência técnica dos aeroportos brasileiros concedidos para a iniciativa privada. 2021. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A privatização dos aeroportos brasileiros, seguindo uma tendência mundial, começou por meio de concessões, a partir de 2011, visando a melhoria da infraestrutura aeroportuária e o crescimento do setor. Este processo de privatização de aeroportos tem como um dos seus principais objetivos a melhoria da eficiência como forma de alcançar melhores resultados, entretanto não há um consenso na literatura de que tais privatizações geram esse ganho de eficiência. Desta maneira, este estudo visa analisar os impactos das concessões dos aeroportos brasileiros em suas eficiências técnicas, avaliando a variação dessas entre aeroportos concedidos e não concedidos, para o ano de 2019. Para a obtenção das eficiências técnicas de cada aeroporto foi utilizada a técnica Data Envelopment Analysis (DEA), fazendo uso do VRS como modelo de definição da fronteira. Os resultados obtidos indicam que o aumento de eficiência, no âmbito operacional, almejado com a concessão dos aeroportos não ocorreu no Brasil até o ano de 2019. Tal resultado demonstra que podem haver aspectos das concessões de aeroportos brasileiros que precisam ser revistos ou ajustados de forma a se obter maior eficiência operacional no transporte aéreo.
Abstract: The privatization of brazilian airports, following a global trend, began with concessions, since 2011, aiming to improve airport infrastructure and grow the sector. One of the main objectives of this airport privatization process is an efficiency improvement as a way to achieve better results, even though there is not a consensus in the academic comunity that those privatizations cause an efficiency improvement. Thereby, this study aimsto analyze the impacts ofbrazilian airports concessions on its technical efficiency, evaluating its variation between the conceded and non conceded airports, in 2019. In order to obtain the technical efficiency of each airport, the Data Envelopment Analysis(DEA)was used, along with the VRS frontier definition model. The obtained results indicate that the efficiency growth, in the operational scope,aimed by the airports concessionsdid not occur in Brazil at least until 2019. This result demonstrates that there may be aspects of brazilian airports concessions that need to be revised or ajusted in order to reach a better operational efficiency in theair transport.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
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