Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3292
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RobertaFerreiraCruzdeLima.pdf936,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo para validação de genes de algodão potencialmente envolvidos na resistência ao nematóide Meloidogyne incognita
Autor(es): Lima, Roberta Ferreira Cruz de
Orientador(es): Peixoto, José Ricardo
Assunto: Nematoda em plantas
Plantas - resistência à doenças e pragas
Algodão - melhoramento genético
Data de apresentação: 12-Dez-2011
Data de publicação: 16-Abr-2012
Referência: LIMA, Roberta Ferreira Cruz de. Estudo para validação de genes de algodão potencialmente envolvidos na resistência ao nematóide Meloidogyne incognita. 2011. ix, 25 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Os fitonematóides são responsáveis por grandes perdas econômicas na agricultura mundial atingindo US$ 157 bilhões anualmente. O grupo mais importante compreende o nematóide-da-galha, do gênero Meloidogyne. O nematóide-da-galha é um parasita sedentário obrigatório que causa danos significativos em várias culturas. O Meloidogyne incognita, promove a destruição do sistema radicular, induzindo a formação de nodulações ou lesões necróticas nas raízes, impedindo que as plantas absorvam água e nutrientes. O controle químico é o método mais utilizado para combater este patógeno. Porém, o uso indiscriminado de nematicidas, além de onerar a produção coloca em risco o meio ambiente e a saúde humana. Portanto, o uso de variedades resistentes tem sido de grande interesse para o aperfeiçoamento das culturas. Em um estudo preliminar, foi observado que os genes que codificam as proteínas superoxido dimutase e dirigent-like são diferencialmente expressos em raízes de algodão resistente ao nematóide. Portanto, o objetivo deste trabalho foi isolar e clonar os genes que codificam estas duas proteínas para futura transformação da planta modelo Arabidopsis thaliana, visando validar o envolvimento destes genes na resistência ao nematóide.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons