Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32914
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DaviLeibnitzCarvalhoToscanoAlmeida_tcc.pdf977,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A função social da propriedade na Assembléia Nacional Constituinte de 1987/1988 e seu projeto político-ideológico : uma análise do comportamento ideológico do direito subjetivo da propriedade no Brasil
Autor(es): Almeida, Davi Leibnitz Carvalho Toscano de
Orientador(es): Torres, Mateus Gamba
Assunto: Emendas constitucionais
Direito subjetivo
Reforma agrária
Data de apresentação: 29-Set-2022
Data de publicação: 15-Dez-2022
Referência: ALMEIDA, Davi Leibnitz Carvalho Toscano de. A função social da propriedade na Assembléia Nacional Constituinte de 1987/1988 e seu projeto político-ideológico : uma análise do comportamento ideológico do direito subjetivo da propriedade no Brasil. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por finalidade investigar o comportamento ideológico do Direito Subjetivo de Propriedade e a Função social da propriedade nas justificativas parlamentares quanto às emendas presentes na Comissão de Soberania e Direitos do Homem e da Mulher da Assembléia Constituinte da atual Constituição Federal da República promulgada em 1988. A partir das fontes - as emendas e suas fundamentações - compreender o comportamento do Direito de Propriedade na ótica legislativa e como o cunho ideológico dessas justificativas possam corroborar com a perpetuação da relação colonial do brasileiro com a terra / propriedade no Brasil. Serão trabalhados conceitos como propriedade no Brasil Império, trabalho e relação com a terra, movimentos sociais em prol da Reforma Agrária, e neoliberalismo como mecanismo de perpetuação de valores coloniais. Por fim, serão realizadas reflexões sobre os impactos de tal visão no cenário cotidiano.
Abstract: This research intends to explore the ideological posture of proprietary rights in 1988´s Brazilian Constitucion and the content of the votes of parliamentarians for constitutional amendments in 1987´s Assembly. Analyzing the influences of Neoliberalism in juridic institutions, concepts like Social function of property and Land Reform will be explored in order to see if the initial relationship of Brazilians and property in colonialism perpetuates until nowadays, even with order faces. In conclusion, these concepts will be explored in reflexes with today's Brazilian reality and juridic institutions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.