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dc.contributor.advisorFaria, Daniel Barbosa Andrade de-
dc.contributor.authorSilva, Daniela Oliveira da-
dc.identifier.citationSILVA, Daniela Oliveira da. “Armar uma tenda num cemitério habitado por fantasmas muito eloquentes” : a apropriação imaginativa da história no romance Amada, de Toni Morrison. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.pt_BR
dc.description.abstractCom base no conceito de apropriação imaginativa da história, juntamente com outros aportes teóricos, buscou-se realizar uma leitura e análise do livro Amada (1987) de Toni Morrison, a partir de ensaios, discursos e reflexões publicados pela mesma autora nas obras A Fonte da Autoestima (2019) e A Origem dos Outros (2017). O objetivo deste trabalho foi entender quais são as contribuições possíveis da literatura de Morrison para uma escrita da história da liberdade negra e das relações sociais das mulheres negras, em suma, da fazedura cotidiana de suas próprias liberdades, subjetividades e existências no mundo. Pretende-se compreender a que lacunas na escrita historiográfica e no trabalho com a documentação histórica livros como o de Morrison são capazes de responder, ao enfrentar e propor caminhos alternativos para não reforçar na narrativa histórica a violência do arquivo contra sujeitos históricos escravizados. Destacou-se também a importância dessa obra não só como fonte histórica, mas como instrumento para o questionamento metodológico do próprio ofício do/a historiador/a, no sentido de ser possível repensar, com base na obra Amada, a própria prática historiográfica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteraturapt_BR
dc.subject.keywordMulheres na literaturapt_BR
dc.subject.keywordMulheres negraspt_BR
dc.subject.keywordEscravidãopt_BR
dc.title“Armar uma tenda num cemitério habitado por fantasmas muito eloquentes” : a apropriação imaginativa da história no romance Amada, de Toni Morrisonpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T12:51:14Z-
dc.date.available2022-12-15T12:51:14Z-
dc.date.submitted2020-12-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32912-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Based on the concept of imaginative appropriation of history, along with other theoretical contributions, this work seeks to read and analyze Toni Morrison's book Beloved (1987), based on essays, speeches and reflections published by the same author in the works The Source of Self-Regard (2019) and The Origin of Others (2017). The objective of the work was to understand the possible contributions of Morrison's literature for a historiography of black freedom and the social relations of black women, in short, the daily making of their own freedoms, subjectivities and existences in the world. It was intended to understand what gaps in historiographical writing and in the work with historical documents books such as Morrison's are capable of responding, when facing and proposing alternative ways to not reinforce the violence of the archive against enslaved historical subjects in the historical narrative. The importance of this literature was also highlighted not only as a historical source, but as an instrument for the methodological questioning of the historian's own profession, in the sense that it is possible to rethink, based on Beloved, the historiographical practice.pt_BR
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