Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Faria, Daniel Barbosa Andrade de | - |
dc.contributor.author | Silva, Daniela Oliveira da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniela Oliveira da. “Armar uma tenda num cemitério habitado por fantasmas muito eloquentes” : a apropriação imaginativa da história no romance Amada, de Toni Morrison. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com base no conceito de apropriação imaginativa da história, juntamente com outros aportes
teóricos, buscou-se realizar uma leitura e análise do livro Amada (1987) de Toni Morrison, a partir de
ensaios, discursos e reflexões publicados pela mesma autora nas obras A Fonte da Autoestima (2019) e
A Origem dos Outros (2017). O objetivo deste trabalho foi entender quais são as contribuições
possíveis da literatura de Morrison para uma escrita da história da liberdade negra e das relações
sociais das mulheres negras, em suma, da fazedura cotidiana de suas próprias liberdades,
subjetividades e existências no mundo. Pretende-se compreender a que lacunas na escrita
historiográfica e no trabalho com a documentação histórica livros como o de Morrison são capazes de
responder, ao enfrentar e propor caminhos alternativos para não reforçar na narrativa histórica a
violência do arquivo contra sujeitos históricos escravizados. Destacou-se também a importância dessa
obra não só como fonte histórica, mas como instrumento para o questionamento metodológico do
próprio ofício do/a historiador/a, no sentido de ser possível repensar, com base na obra Amada, a
própria prática historiográfica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escravidão | pt_BR |
dc.title | “Armar uma tenda num cemitério habitado por fantasmas muito eloquentes” : a apropriação imaginativa da história no romance Amada, de Toni Morrison | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T12:51:14Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15T12:51:14Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32912 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Based on the concept of imaginative appropriation of history, along with other theoretical
contributions, this work seeks to read and analyze Toni Morrison's book Beloved (1987), based on
essays, speeches and reflections published by the same author in the works The Source of Self-Regard
(2019) and The Origin of Others (2017). The objective of the work was to understand the possible
contributions of Morrison's literature for a historiography of black freedom and the social relations of
black women, in short, the daily making of their own freedoms, subjectivities and existences in the
world. It was intended to understand what gaps in historiographical writing and in the work with
historical documents books such as Morrison's are capable of responding, when facing and proposing
alternative ways to not reinforce the violence of the archive against enslaved historical subjects in the
historical narrative. The importance of this literature was also highlighted not only as a historical
source, but as an instrument for the methodological questioning of the historian's own profession, in
the sense that it is possible to rethink, based on Beloved, the historiographical practice. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
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