Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3290
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaAparecidaGomesdosSantos.pdf546,59 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVasconcelos, Riane Natália Soares-
dc.contributor.authorSantos, Maria Aparecida Gomes dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Aparecida Gomes dos. A relevância das oficinas pedagógicas no processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractA inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede regular de ensino é um grande desafio a ser enfrentado pelos educadores. Na busca por uma educação de qualidade, que atende á diversidade, o sistema educacional vai estruturando os chamados apoios, destinados ao atendimento das especificidades dos alunos. Neste contexto, o presente estudo aborda a importância das oficinas pedagógicas como apoio no processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual. Para tal foram realizadas pesquisa bibliográfica e de campo, com aplicação de entrevistas voltadas aos professores, alunos com deficiência intelectual e a suas famílias, em escola pública regular da cidade de Santa Maria-DF. Os resultados apontam que as oficinas pedagógicas têm beneficiado a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual, favorecendo assim o processo de inclusão escolar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordDeficientes mentais - educaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleA relevância das oficinas pedagógicas no processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectualen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-16T12:40:58Z-
dc.date.available2012-04-16T12:40:58Z-
dc.date.issued2012-04-16T12:40:58Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3290-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3290-
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons