Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32909
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IsanDeSouzaSantos_tcc.pdf4,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção do uso de bicicletas em Brasília em tempos de pandemia do Covid-19
Autor(es): Santos, Isan de Souza
Orientador(es): Gonzales Taco, Pastor Willy
Assunto: Mobilidade urbana
Bicicletas
Data de apresentação: 21-Mai-2021
Data de publicação: 14-Dez-2022
Referência: SANTOS, Isan de Souza. Percepção do uso de bicicletas em Brasília em tempos de pandemia do Covid-19. 2021. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Ouso de bicicletas particulares, em vários países, incluindo o Brasil, têm sido reforçado com a implantação de Sistemas de Bicicletas Compartilhadas (SBC). O serviço do SBC busca minimizar os desafios da mobilidade urbana e aumentar a qualidade de vida da população. No caso de Brasília, o SBC, além de atender a sua área central, também atende o Campus Darcy Ribeiro e as áreas próximas. Perante a pandemia do COVID-19, o uso de bicicleta particulares, das bicicletas dos SBC e o aumento das infraestruturas para bicicletas têm se mostrado como uma opção sustentável e segura para o deslocamento das pessoas. Assim, o presente estudo teve como principal objetivo identificar a percepção do uso de bicicletas em Brasília em tempos de pandemia do COVID-19,os pontos favoráveis e desfavoráveis desse sistema e sugestões para melhora. Para tal foi feita uma contextualização do histórico do SBC em nível global e na cidade de Brasília, Distrito Federal, com enfoque na área que compreende a UnB. Para o desenvolvimento do projeto, foi realizado uma Pesquisa de Percepção on-line com usuários e não usuários do SBC, na Universidade de Brasília, e afim de que fossem identificados os fatores que podem promover o interesse em utilizá-la (para suprir as demandas dos usuários) ou que incentivassem o seu desuso. Considerando a pandemia do COVID-19, foram elencadas questões a fim de verificar o comportamento da mobilidade em termos da biossegurança nos deslocamentos dos usuários. A partir do levantamento dos dados foi realizada a análise permitindo identificar a percepção dos usuários quanto às condições das vias, ao comportamento dos usuários e a biossegurança. O que pode auxiliar na sugestão de medidas para potencialização do Sistema de Bicicletas Compartilhadas, dentro do contexto da Universidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.