Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lameiras, Rodrigo de Melo | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Ian Barreto | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Ian Barreto. Desenvolvimento de sistema sem fio para monitorização de pontes e viadutos. 2021. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A monitorização de estruturas diz respeito a amostragem e a análise das características destas tanto no âmbito das análises visual, estática e dinâmica. Ainda que seja de suma importância para a avaliação da integridade estrutural, não se vê a aplicação e utilização ampla e rotineira da monitorização, sobretudo quando se trata do campo das vibrações e acelerações, que tem entre suas razões o elevado valor dos equipamentos e a falta de profissionais capacitados para operação e avaliação dos dados. Este exposto objetiva a construção e experimentação de aparatos de baixo custo e de código aberto para a avaliação de pontes e viadutos para a análise dinâmica, comparando os resultados destes com o de sistemas convencionais e de simulações numéricas, além de testá-los em uma estrutura flexível de parâmetros conhecidos a fim de validá-los. Assim, resultando sistemas de baixo custo e de vários nós que permitam a aferição das características dinâmicas de pontes e viadutos em diversos pontos das estruturas concomitantemente. O trabalho baseia-se nas seguintes etapas: (1) desenvolvimento de um sistema de nós isolados; (2) desenvolvimento de um sistema de nós cabeados; (3) desenvolvimento de um sistema comunicado por rádio frequência; (4) validação em uma laje flexível do sistema comunicado por rádio frequência; (5)monitorização preliminar de uma ponte metroviária com um sistema convencional; (6) monitorização final de uma ponte metroviária com o sistema de rádio frequência; (7) análise final dos dados do sistema convencional e do comunicado por rádio frequência pela comparação dos parâmetros estimados de modos de frequência natural de vibração obtidos pelos sistemas convencional e desenvolvido e pela modelagem através do tratamento das amostras. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estruturas (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pontes - projetos e construção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Viadutos | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de sistema sem fio para monitorização de pontes e viadutos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-14T13:46:29Z | - |
dc.date.available | 2022-12-14T13:46:29Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32907 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Ribeiro, Renan Rocha | - |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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