Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32900
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AndressaBonfimDeAraujo_tcc.pdf620,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A canção japonesa como recurso facilitador na compreensão auditiva de estudantes de língua japonesa
Autor(es): Araujo, Andressa Bonfim de
Orientador(es): Pereira, Fausto Pinheiro
Assunto: Japão - cultura
Língua japonesa
Data de apresentação: 28-Set-2022
Data de publicação: 14-Dez-2022
Referência: ARAÚJO, Andressa Bonfim de. A canção japonesa como recurso facilitador na compreensão auditiva de estudantes de língua japonesa. 2022. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é analisar alguns dos benefícios da canção como recurso facilitador e propor algumas tarefas para ajudar no desenvolvimento de compreensão auditiva nos estudantes de língua japonesa, principalmente voltado para o ensino de estudantes adultos categorizados a partir do nível B1. A pesquisa apresenta as vantagens e desvantagens que podem surgir ao ministrar aulas se valendo de canções e abordar a importância deste tipo de tarefa para a diversidade de conteúdo na aula. Também busca apresentar uma análise argumentativa sobre como essas atividades podem enriquecer o desenvolvimento de habilidades e conhecimento dos sujeitos, incrementando com a ambientação da aula. Motivação e concentração estão profundamente envolvidas nesse estilo de ensino, pois a motivação se mostra um fator importante no aprendizado de um idioma estrangeiro. A canção tem o efeito potencial de incutir informações da letra na memória do sujeito: estudantes aprendem a cantar parcialmente ou completamente uma letra em outras línguas com motivação, se em conjunto com as aulas da língua alvo. Através da coleção de dados provida pelo referencial bibliográfico da pesquisa, é possível sugerir diversos benefícios derivados do uso de tarefas musicais enquanto possíveis adendos ao ensino-aprendizagem de línguas. Assim, este artigo conclui que essas tarefas musicais são ferramentas poderosas para potencializar o ensino da língua japonesa no ambiente educacional.
Abstract: The goal of this research is to analyze some of the benefits of music as a facilitating resource and propose some assignments to help develop Listening Comprehension in Japanese language students, mainly targeted at the teaching of adult students of B1 level. The research presents the positive and negative aspects that may emerge when using music while teaching classes and approach the importance of this kind of assignment for the diversity of content in class. It also seeks to present an argumentative analysis on how such assignments may enrich the developing of the subjects’ skills and knowledge, improving on the learning environment. Motivation and concentration are deeply involved in this style of teaching, as motivation turns out to be an important factor in the learning of a Foreign Language. Music holds the potential effect of instilling information of the lyrics in the memory of the subject: students manage to learn the lyrics, partially or completely, with motivation, if along with lessons in the same target-language. Through the data collection provided by the research’s bibliography it is possible to suggest a variety of benefits derivative of the usage of musical assignments as possible additions in language teaching and learning. Thus, this paper o concludes that such musical assignments are powerful tools to potentialize the Japanese language education in the educational environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.