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Título: A monarquia britânica e a mídia : uma análise das representações reais na imprensa
Autor(es): Ottoni, Isabela Junqueira
Orientador(es): Jorge, Thaís de Mendonça
Assunto: Monarquia
Inglaterra
Imprensa
Data de apresentação: 2-Mai-2022
Data de publicação: 13-Dez-2022
Referência: OTTONI, Isabela Junqueira. A monarquia britânica e a mídia: uma análise das representações reais na imprensa. 2022. 201 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: É fato que a mídia tem um poder relevante de influência. A maneira como um veículo de imprensa coloca uma informação à disposição do leitor será determinante para a construção e interpretação da imagem dos personagens envolvidos em um acontecimento. Esta monografia tem o objetivo de avaliar como é feita essa construção a partir de um estudo de caso – as entrevistas das personagens Diana Spencer e Meghan Markle, cônjuges dos membros da Família Real Britânica – os Príncipes Charles e Harry. Para atingir este objetivo, optamos por um mix metodológico. Além de examinar cada caso, aplicamos dois tipos de análise: Análise Crítica da Narrativa (MOTTA, 2013) para as entrevistas e Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) para as notícias de repercussão. Utilizando o referencial teórico do newsmaking, da teoria da ação política, do gatekeeping e da agenda-setting, nosso objetivo foi identificar como foram construídas suas imagens por parte da imprensa. Ao colocar as entrevistas lado a lado, vimos que as entrevistas de Diana e Meghan, que foram ao ar em 1995 e 2021, respectivamente, apesar de distantes no tempo, se assemelham na importância e no impacto que tiveram, pois demonstram a capacidade de duas mulheres de personalidade forte enfrentarem uma das instituições mais tradicionais na sociedade atual: a monarquia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2022.
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