Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Luciano Mendes de | - |
dc.contributor.author | Berrogain, Isabela Ferreira | - |
dc.identifier.citation | BERROGAIN, Isabela Ferreira. Nostalgia na pandemia: o retorno do grupo RBD e de demais produtos culturais. 2022. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a pandemia da covid-19 e o período de isolamento social, a nostalgia se tornou uma forma de escapismo para grande parte da população mundial. Simultaneamente a estes acontecimentos, foi possível notar um fenômeno que cresceu exponencialmente nos últimos dois anos: a volta de bandas, séries e filmes do passado. Esta pesquisa buscou evidenciar a relação da nostalgia vivida nos tempos de pandemia e a volta destes produtos culturais, além de associar estes fatores com a importância dos fandoms do microblog Twitter, responsáveis por manterem, mesmo após o fim, a relevância de projetos que admiram. Para a elucidação do vínculo entre estes aspectos, foi necessário explorar as principais características das comunidades de fãs e como elas se portam em redes sociais como o Twitter. Além disso, foram abordados conceitos da área de psicologia com o intuito de aclarar os efeitos da nostalgia, especialmente em tempos de isolamento social. Por meio de uma pesquisa descritiva-exploratória, foi feita uma análise sobre o grupo mexicano RBD, que encerrou as atividades em 2009 e anunciou sua volta em 2020. Ao fim, foi possível entender o papel da nostalgia durante a pandemia no retorno de bandas, séries e filmes e a importância dos fandoms que continuaram a dar destaque a seus objetos de adoração, mesmo após finalizados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Twitter (Rede social on-line) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emoções | pt_BR |
dc.title | Nostalgia na pandemia : o retorno do grupo RBD e de demais produtos culturais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T11:47:14Z | - |
dc.date.available | 2022-12-13T11:47:14Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32880 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | With the covid-19 pandemic and the period of social isolation, nostalgia has become a form of escapism for much of the world's population. Simultaneously with these events, it was possible to notice a phenomenon that has grown exponentially in the last two years: the return of bands, TV series and movies from the past. This research sought to highlight the relationship of nostalgia experienced in times of pandemic and the return of these cultural products, in addition to associating these factors with the importance of Twitter’s fandoms, responsible for maintaining the relevance of projects they admire. To elucidate the link between these aspects, it was necessary to explore the main characteristics of fan communities and how they behave in social networks such as Twitter. In addition, concepts from the field of psychology were addressed in order to clarify the effects of nostalgia, especially in times of social isolation. Through a descriptive-exploratory research, an analysis was made of the Mexican group RBD, which ended its activities in 2009 and announced its return in 2020. In the end, it was possible to understand the role of nostalgia during the pandemic in the return of bands, series and movies and the importance of fandoms that continued to highlight their objects of worship, even after ending. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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