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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPereira, Fausto Pinheiro-
dc.contributor.authorSousa, Victória da Silva-
dc.identifier.citationSOUSA, Victória da Silva. Como viabilizar o ensino de japonês para a comunidade surda na UnB?. 2022. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa é sobre a análise do ensino de Nihon Shuwa para um aluno Surdo que tem Libras como língua materna. O objetivo é analisar o perfil deste aluno no que se refere ao ensino de uma língua estrangeira (LE) sinalizada, testando a hipótese de que o interesse do Surdo aumenta no que diz respeito a aprender uma língua sinalizada ao invés de uma língua falada, identificando as dificuldades e benefícios que tanto o aluno quanto o professor irão adquirir no meio deste processo. Por conta da pandemia do Coronavírus, o estudo de caso foi realizado apenas com um aluno Surdo, através de aulas virtuais, foram coletados durante todo o processo questionários pelo Google Forms, observações durante as aulas, notas de campo e diários de pesquisa. Os resultados preliminares demonstraram que o aluno Surdo se sente bem mais a vontade aprendendo a língua sinalizada: Nihon Shuwa, do que o Japonês escrito, que isso interfere na confiança dele positivamente, aumenta a produtividade, aumenta o ritmo das aulas e contribuíram para coletar dados sobre materiais mais inclusivos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua de sinaispt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.keywordSurdos - aquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.keywordLíngua japonesa - estudo e ensinopt_BR
dc.titleComo viabilizar o ensino de japonês para a comunidade surda na UnB?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-13T11:04:50Z-
dc.date.available2022-12-13T11:04:50Z-
dc.date.submitted2022-05-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32879-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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