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dc.contributor.advisorSant’Anna, Henrique Modanez de-
dc.contributor.authorPimentel, Jonatas Vieira-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Jonatas Vieira. Mussolini entre os usos do imperialismo romano e o cinema italiano. 2022. 15 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa busca analisar a importância do cinema na propaganda fascista para a construção moral e social de uma nova Itália, na qual Mussolini buscava recriar para os italianos um espírito romano de ser, se baseando no mito da romanidade. O trabalho será feito a partir da análise do filme “Scipione l’Africano” (1937) de Carmine Gallone e como ele foi utilizado para representar a figura do líder fascista italiano, Benito Mussolini, como um general romano, em especifico Cipião Africano (c. 236-184 a.C). Desta forma, procurar-se-á observar nas fontes a simetria entre o personagem histórico de Cipião no filme de Carmine Gallone e a figura de Benito Mussolini e o partido fascista italiano.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordFascismopt_BR
dc.subject.keywordMussolini, Benito, 1883-1945 - política e governopt_BR
dc.subject.keywordItália - históriapt_BR
dc.titleMussolini entre os usos do imperialismo romano e o cinema italianopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-08T15:05:19Z-
dc.date.available2022-12-08T15:05:19Z-
dc.date.submitted2022-09-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32866-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research inquires to analyze the importance of cinema in fascist propaganda for the moral and social construction of a new Italy, in which Mussolini sought to recreate a Roman way of being for the Italians, based on the myth of romanity. This paper will be based on the analysis of the film “Scipione L'Africano” (1937) by Carmine Gallone and how it was used to represent the figure of the Italian fascist leader, Benito Mussolini, as a Roman general, specifically Scipio Africanus (c. 236- 184 B.C.). In this way, it's important to observe in the sources the symmetry between the character Scipio on the film by Carmine Gallone and the figure of Benito Mussolini and the Italian fascist party.pt_BR
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