Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32864
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DanielPereiraDaCruzSantos_tcc.pdf671,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lampião da esquina e estação plural : uma análise comparativa de produtos da imprensa queer
Autor(es): Santos, Daniel Pereira da Cruz
Orientador(es): Barreto, Cristiane Parente de Sá
Assunto: LGBTQIAP+
Representações sociais
Representações (Audiovisual)
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 8-Dez-2022
Referência: SANTOS, Daniel Pereira da Cruz. Lampião da esquina e estação plural: uma análise comparativa de produtos da imprensa queer. 2022. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este artigo tem como objetivo, por meio de uma revisão histórica e também da análise comparativa dos conteúdos de Lampião da Esquina e Estação Plural, compreender se houve uma ascensão na forma de se produzir e abordar temáticas LGBTQIA+ nestes exemplos propriamente voltados para o público queer, como a inclusão de minorias anteriormente excluídas e a amplificação da diversidade nos corpos editoriais. Já se adianta a leitura de um contexto externo negativo para ambos os produtos, porém, apesar disso, foi construída uma mídia com temáticas diversas e profissionalismo, gerando repercussão positiva para a vivência LGBTQIA+ nacional, ressaltando uma melhora relativa da inclusão nesses 40 anos de intervalo.
Abstract: Through a historical review and a comparative analysis of the contents of Lampião da Esquina and Estação Plural, this article seeks to understand if there was an ascension in the way of producing and approaching LGBTQIA+ themes in these publications, which are specifically aimed at the queer public, such as the inclusion of previously excluded minorities and the amplification of diversity in the editorial bodies. The reading of a negative external context for both products is anticipated, but despite this, a queer media with diverse themes and professionalism was built, generating positive repercussions for the national LGBTQIA+ experience, highlighting a relative improvement of inclusion in these 40 years of interval.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.