Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32853
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabrielMenezesDeArruda_tcc.pdf240,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inovação e fake news na gestão da saúde em tempos de pandemia
Autor(es): Arruda, Gabriel Menezes de
Orientador(es): Belisário, Katia Maria
Assunto: Gestão de saúde coletiva
Pandemia
Fake news
Comunicação pública
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 8-Dez-2022
Referência: ARRUDA, Gabriel Menezes de. Inovação e fake news na gestão da saúde em tempos de pandemia. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo a reflexão sobre a importância das inovações científicas na gestão da saúde no Brasil e a avaliação do impacto da desinformação com a disseminação de notícias falsas (fake news) na rotina dos gestores de saúde, sobretudo durante a pandemia de Covid-19. A metodologia inclui uma pesquisa bibliográfica com autores especialistas em fake news e inovação, além de entrevistas em profundidade com três gestores de saúde brasileiros. Os achados mostram como as informações falsas impactam a inovação em saúde, a gestão e a sociedade como um todo. A divulgação de fake news pelas empresas Theranos, nos Estados Unidos, e a empresa Prevent Senior, no Brasil, ilustram como as notícias falsas afetam o claro entendimento por parte da população e consequentemente, a inovação e a gestão na saúde.
Abstract: This article aims to reflect the importance of scientific innovations in health management in Brazil and to evaluate the impact of disinformation with the spread of fake news in the routine of health managers, especially during the Covid-19 pandemic. The methodology includes bibliographic research with authors specializing in fake news and innovation, as well as in-depth interviews with three Brazilian health managers. The findings show how false information impacts health innovation, management and society as a whole.The dissemination of fake news by Theranos company, in the United States, and the company Prevent Senior, in Brazil, illustrate how fake news affects the clear understanding on the part of the population and, consequently, innovation and health management.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.